Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5762
Título: Avaliação da administração do veneno escorpiônico da Tityus serrulatus (Lutz e Mello, 1922) sobre parâmetros comportamentais em camundongos BALB/c
Autor(es): Gava, Fernanda Frederico
Orientador(es): Valvassori, Samira da Silva
Co-orientador: Ávila, Ricardo Andrez Machado de
Palavras-chave: Veneno escorpiônico – Efeitos colaterais
Neurotoxinas
Memória de habituação
Sistema nervoso central
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro de envenenamento provocado pela picada de escorpião. A espécie de escorpião Tityus serrulatus (T. serrulatus) é considerada a mais agressiva e possui uma ampla distribuição no Brasil. A maioria dos componentes identificados no veneno da T. serrulatus são as neurotoxinas; que, possuem uma ampla ação sobre o sistema nervoso central (SNC). Apesar de serem bem descritos na literatura, os efeitos do veneno deste escorpião sobre o SNC, não se sabe ao certo os efeitos comportamentais induzidos por essas toxinas. Portanto, mais estudos são necessários para avaliar os efeitos dessas neurotoxinas sobre o comportamento, o aprendizado e a memória. O objetivo pretendido com o presente estudo é avaliar os efeitos comportamentais após a administração do veneno escorpiônico da T. serrulatus em camundongos. Foram utilizados 60 camundongos Balb/c machos, adultos. Os animais foram submetidos a administração via intracerebroventricular (ICV) a mão livre do veneno da T. serrulatus, divididos em cinco grupos experimentais: LCRa (controle) e doses de 10 ng/μL, 100 ng/μL, 200 ng/μL e 300 ng/μL. Após 24h da administração do veneno, os animais foram submetidos aos testes comportamentais de campo aberto e de memória de habituação. A partir dos dados obtidos no teste de campo aberto foi observado que o veneno do escorpião não alterou a atividade locomotora, a atividade exploratória, os comportamentos estereotípicos e os comportamentos do tipo ansiosos em nenhuma das doses avaliadas. Entretanto, o veneno na dose de 100 ng/μL induziu dano na memória de habituação dos animais. Portanto, pode ser concluído que os efeitos neurotóxicos do veneno da T. serrulatus, apesar de não alterar movimentos livres e comportamento do tipo ansioso, pode levar a um dano cognitivo. Entretanto, mais estudos são necessários para melhor caracterizar os efeitos do veneno da T. serrulatus sobre o comportamento e o SNC.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5762
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA FREDERICO GAVA.pdfTCC822,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.