Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5698
Título: Empoderamento da mulher executiva em Angola
Autor(es): Fila, Epifânia Dinora Nunes
Orientador(es): Lopes, Gisele Silveira Coelho
Palavras-chave: Empoderamento feminino
Mulheres executivas
Mulheres na liderança
Mulheres angolanas
Descrição: Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração Linha de Formação Específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: O empoderamento é uma atitude que nasce do individuo, quando este faz parte de lugares favorecido para aqueles que participam dos processos decisórios. Insta observar que as mulheres angolanas manifestaram empoderamento em suas atitudes quando se tornaram provedoras das rendas do lar, como forma de ajudar seus companheiros com as dispensas da família. Diante disso, o estudo objetivou compreender as manifestações de empoderamento das mulheres executivas que ocupam cargos de liderança em Angola. Para o embasamento teórico utilizou-se temas como: liderança; liderança, e as consequências dos encargos do lar sobre a mulher; a mulher do meio rural; caraterísticas da cultura tradicional bantu; empoderamento e a emancipação feminina; empoderamento e a questão da hierarquia nas organizações; desigualdades do gênero. Metodologicamente, caracterizou-se numa a pesquisa de campo, qualitativa. Quanto aos fins é descritiva e exploratória. A população alvo abrangeu mulheres executivas que ocupam cargos de liderança na sociedade angolana. A pesquisa preocupou-se em colher dados primários utilizando a técnica de entrevista com uso de gravador para auxiliar no registro. A pesquisa foi analisada segundo de acordo como os dados coletados em campo. Verificou-se que as mulheres angolanas executivas mesmo que demostrem atitudes vinculadas ao empoderamento feminino, elas ainda estão ligadas aos ensinamentos que predominam a cultura do povo angolano. As mulheres mesmo em cargos de liderança que exijam muito e tomam parte de seu tempo no dia-a-dia, se predispõem as tarefas do lar, este comportamento parte de aspectos culturais vinculados aos deveres da mulher quando está constitui a sua própria família.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5698
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPIFANIA DINORA NUNES FILA.pdfTCC1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.