Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5571
Título: Análise do uso de borracha proveniente de luvas de látex de resíduos sólidos de saúde em misturas asfálticas
Autor(es): Rabello, Naira Schmidt
Orientador(es): Steiner, Luiz Renato
Co-orientador: Arns, Pedro
Palavras-chave: Luvas de látex – Reutilização
Resíduos sólidos – Reutilização
Ligantes betuminosos
Misturas asfálticas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheira Civil.
Resumo: As luvas de látex de resíduos sólidos de saúde apresentam-se, em sua maioria, como sendo em látex natural. O estudo consiste na proposta de realizar os processos de desinfecção e esterilização neste resíduo e adicioná-las ao ligante betuminoso convencional CAP 50/70 para misturas asfálticas. Estudos já comprovam que a adição de borracha de pneus ao ligante betuminoso de cimento asfáltico melhoram as propriedades físicas e mecânicas dos pavimentos flexíveis, bem como o desgaste a abrasão, a recuperação elástica e vida útil do pavimento. O presente estudo, tem por finalidade estudar a adição, deste resíduo, em duas porcentagens ao ligante betuminoso CAP 50/70 convencional e avaliar o seu desempenho em misturas asfálticas. Estas, foram dosadas no teor ótimo, obtido na mistura do ligante convencional com o agregado mineral, e que serviu como amostra de referência. Pelos resultados obtidos nos ensaios, destaca-se o de estabilidade Marshall que para a amostra ensaiada CP-5 obteve acréscimos de 16,18 %, em relação a amostra de referência. No ensaio a abrasão (cantabro), a resistência ao desgaste diminuiu e consequentemente a sua perda de massa, resultando em menor desagregação do pavimento. Avaliando um ligante betuminoso modificado com borracha de pneus inservíveis, com os com adição de luvas de látex, verificou-se que o resíduo de luvas gerou uma melhoria nas propriedades dos ligantes as quais são transferidas para as misturas asfálticas. A substituição de parte do ligante pelo resíduo, provocou uma elevação na coesão do esqueleto pétreo, redução da suscetibilidade térmica e da adesividade. Os novos parâmetros resultaram em um ligante betuminoso com ótima empregabilidade, em misturas asfálticas, para tráfego pesado, em regiões de variações térmicas significativas, resultando em um pavimento mais durável. Assim, a incorporação do látex de luvas de borracha de resíduo de saúde traz melhorias significativas nas misturas estudadas. Os revestimentos dos pavimentos que serão construídos com estas misturas irão ter mais flexibilidade em baixas temperatura, suportando maiores deformações causadas pelo excesso de peso dos veículos e suportando melhor as variações de temperatura. O estudo insere uma nova reutilização para o resíduo, que possui atualmente como destino final aterros sanitários ou a incineração, ambos extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Visando a sustentabilidade, sugere-se a atenção para avanços nos estudos para dispormos de uma maneira segura e benéfica para a reinserção destes resíduos na cadeia econômica, trazendo benefícios socioeconômicos e melhorando significativamente a qualidade dos cimentos asfálticos de petróleo empregados em nossas malhas rodoviárias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5571
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NairaSchmidtRabello.pdfTCC1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.