Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5457
Título: O reflexo da implantação do e-social na cultura organizacional
Autor(es): Guessi, Sabrina de Amorim
Orientador(es): Pereira, Leonel Luiz
Palavras-chave: Escrituração fiscal digital
eSocial
Cultura organizacional
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho será apresentado o novo sistema se Escrituração Fiscal Digital eSocial, que se trata de um novo ambiente que recepcionará todas as informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais da folha de pagamento. O eSocial prevê a simplificação do envio das informações trabalhistas reduzindo a quantidade de obrigações acessórias hoje enviadas, como a RAIS, CAGED, SEFIP, DIRF. O trabalho possui como objetivo geral apresentar os reflexos que o eSocial provocará na cultura organizacional das indústrias cerâmicas filiadas ao SINDICERAM, e como objetivos específicos as possíveis vantagens e desvantagens, sua normatização e as mudanças culturais originadas pela implantação do eSocial. Para a realização deste trabalho, utilizou-se de informações provenientes de sites referenciais, manuais e livros sobre cultura organizacional, mudança de cultura, Recursos Humanos, obrigações acessórias e o eSocial, e ainda foram utilizados dados das empresas associadas ao SINDICERAM. Na metodologia da pesquisa utilizou-se de um estudo de caso, em conjunto com a pesquisa descritiva e exploratória, na pesquisa descritiva aborda-se de forma detalhada o tema em questão, e a pesquisa exploratória por se tratar de um assunto novo, pouco explorado e de grande relevância. Realizou-se também a aplicação de um questionário para fins de coletas de dados utilizados para análises dos reflexos de mudanças culturais ocasionados nas empresas devido a implantação do eSocial. As respostas foram suficientes para alcançar o objetivo proposto. Verificou-se grande dificuldade das empresas em se adequarem a essa nova obrigação acessória que esta muito próxima de entrar em vigor observa-se que as empresas estão tomando poucas iniciativas para a adequação e preparação dos colaboradores para as mudanças culturais. Percebe-se ainda que a principal área afetada com as mudanças será o Recursos Humanos, que deverá orientar os proprietários quanto ao cumprimento das Leis trabalhistas e seus prazos para poder instruir os colaboradores referentes as regras trabalhistas e enviar os dados para o eSocial corretamente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5457
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina de Amorim Guessi.pdfTCC1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.