Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5403
Título: Perícia contábil: responsabilidade moral, social e ética do perito contador
Autor(es): Daufemback, Fernanda Ferreira
Orientador(es): Pereira, Leonel Luiz
Palavras-chave: Perícia contábil
Perito contador
Responsabilidade moral
Responsabilidade social
Responsabilidade ética
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A perícia contábil é uma área de especialização da contabilidade que vem se destacando como amplo e promissor campo de atuação do contador. O responsável pela realização do trabalho pericial é o perito contador, que deve por sua vez, cumprir com seus direitos e deveres, aderir todas as responsabilidades cabíveis para o seu trabalho e sempre realizá-lo de forma imparcial e com lealdade, expondo a verdade e prestando todas as informações que são necessárias para a solução do litígio, demonstrando sua total responsabilidade e integridade. O estudo teve como objetivo identificar as principais responsabilidades moral, social e ética do perito contador, a metodologia usada para a realização do estudo caracteriza-se como qualitativa, porém, os objetivos enquadram-se como descritivos, os dados foram levantados por meio de um questionário aplicado aos peritos. Com o resultado deste estudo analisou-se que a principal responsabilidade moral do perito é ser correto e consequentemente cumprir com o código de ética para que seja realizado um trabalho comprometido com a verdade, como responsabilidade social foi destacado a questão da imparcialidade onde o perito não pode apoiar nenhuma das partes envolvidas assim como não pode ter opiniões tendenciosas, e, como responsabilidade ética o perito deve, impreterivelmente, ter uma boa conduta ética. Dentre essas responsabilidades foram destacadas também que o perito precisa, obrigatoriamente, saber de todas as suas obrigações quando aceitar e executar uma perícia e principalmente estar em constante aprendizado, ter conhecimento técnico e cientifico, ter comprometimento com o trabalho que lhe foi designado, ter paciência, trabalhar com amor e ser totalmente imparcial pois o magistrado acredita no seu trabalho e confia a você suas bases de decisões judiciais nas sentenças, sempre de acordo com as leis e normas estabelecidas. Observou-se ainda que de 2012 a 2016 houve notificações aos peritos por não terem registro, serem leigos, estarem irregular e até mesmo pela inexecução do serviço pericial.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5403
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Ferreira Daufemback.pdfTCC821,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.