Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5323
Título: (Ser)cenário: redescobrindo a cidade
Autor(es): Goulart, Laura dos Santos
Orientador(es): Feldhaus, Marcelo
Palavras-chave: Corpo como suporte na arte
Espaço urbano
Foto performance
Arte contemporânea
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa acontece a partir da questão: como meu corpo sujeito pode ser integrado ao espaço/cenário urbano como arte? Vincula-se à linha de pesquisa de Processos e Poéticas: Linguagens do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Caracteriza-se como uma pesquisa cartográfica, na qual se baseia no conceito de rizoma criado por Deleuze e Guattari (1975), onde o caminhar da pesquisa encontra deslizamentos, cria e (re)cria percursos, sem uma ideia linear, dura, vertical, mas sim numa perspectiva horizontal com muitos pontos de bifurcação. Com isso, crio um rizomas que mapeiam o decorrer das minhas investigações que giram em torno da cidade, do corpo e da fotografia. Esses conceitos se confluem na medida em que vou tentando decifrá-los. Cria-se diálogos poéticos com alguns autores promovendo ressonâncias e dissonâncias na tentativa de exprimi-los na produção final que une texto e produção artística. Autores como Rolnik (2004) para falar sobre a cidade e sua construção social, Peixoto (2004) que escreve sobre a paisagem das cidades e o papel da fotografia na arte contemporânea, Bachelard (2000) para falar sobre a poética do espaço. Além deles encontro diálogo com as pesquisas de Marzano-Parisoli (2004) quando aborda as questões do corpo e das regras impostas pela sociedade. Para dialogar sobre minha produção artística, amparo-me nos escritos de Salles (2009) e das artistas Francesca Woodman e Lela Martorano para dialogar sobre a estética e técnicas presentes na produção artística. Autores estes que, muitas vezes, são dispersos uns dos outros, mas que na minha pesquisa criam um emaranhado de ideias que se unem para achar o ponto crucial que une a cidade e o corpo, na tentativa de fazer com que o sujeito habite e seja o espaço por completo. Por fim, a produção final torna-se um híbrido de conceitos, ideias e técnicas para falar o modo como a cidade e sua acelerada urbanização influenciam diretamente nas nossas vidas, nos nossos corpos e na construção da memória de uma sociedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5323
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURA DOS SANTOS GOULART.pdfTCC4,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.