Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5300
Título: Efeitos do exercício físico de dupla tarefa sobre a resposta inflamatória, parâmetros de estresse oxidativo e sistema vestibular em pacientes com doença de Parkinson
Autor(es): Fernandes, Hérica Salvaro
Orientador(es): Pinho, Ricardo Aurino de
Co-orientador: Tuon, Talita
Palavras-chave: Doença de Parkinson – Tratamento
Exercícios físicos – Uso terapêutico
Estresse oxidativo
Reabilitação vestibular
Neuroinflamação
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa progressiva lenta e irreversível, sendo a principal característica neuropatológica da DP, a perda de neurônios dopaminérgicos, localizados na substância negra do mesencéfalo e por inclusões intracitoplasmáticas destes neurônios conhecidos como corpos ou corpúsculos de Lewy, a partir da agregação anormal de proteínas como α-sinucleína e ubiquitina. A prática regular do exercício físico é uma ferramenta desaceleradora das desordens neurodegenerativas relacionadas com a DP. Os exercícios respiratórios são conhecidos pela sua efetividade na melhora dos sintomas e prevenção de complicações respiratórias. A Reabilitação Vestibular tem sido evidenciada por agir fisiologicamente sobre o sistema vestibular. Quando o exercício possui uma interferência cognitivo- motora (dupla-tarefa), apresenta efeitos positivos em parâmetros espaço-temporais nos portadores da DP. O presente estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do exercício físico de dupla-tarefa sobre marcadores inflamatórios, parâmetros do estresse oxidativo e do sistema vestibular em pacientes com DP. Material e Métodos: Participaram do estudo 14 indivíduos do sexo masculino, com média de idade de 65,07 anos, que participaram de um protocolo de exercícios de dupla –tarefa, durante 60 dias, com frequência de treinamento de 3 vezes por semana e duração de 45 minutos. Envolveu a realização de testes comportamentais bem como duas coletas de sangue. Esses dados foram coletados 48 horas antes e após do programa de treinamentos físicos. Resultados: Através do Parkinson’s Disease Questionary, podemos analisar que os exercícios de dupla função promovem significativas mudanças na qualidade de vida e nos parâmetros clínicos de pacientes com DP. Além da função pulmonar onde o pico de fluxo expiratório (PFE) apresentou aumento de 19,44%l/m em relação ao resultado inicial. Os dados de aptidão de física apresentaram importantes diferenças após o programa de intervenção. Somente o teste de sentar e alcançar os pés não apresentou resultado estatisticamente significativo. Os testes de Romberg e Fukuda apresentaram resultados significativos. Em relação aos parâmetros de estresse oxidativo plasmáticos houve a redução nos níveis de nos pacientes expostos ao programa de treinamento e os níveis de glutationa reduzida e glutationa oxidada também apresentaram reduzidos níveis plasmáticos. Os níveis de IL-6 foram significativamente aumentados pelo programa de treinamento físico de dupla função. Conclusão: Os efeitos do exercício físico de dupla tarefa em pacientes com DP exercem efeitos positivos em diferentes parâmetros comportamentais e clínicos, entretanto, os efeitos sobre parâmetros de estresse oxidativo estão diretamente relacionados com a regulação do sistema glutationa enquanto que a reposta inflamatória induzida pela doença pode ser modulada pela secreção de IL-6 induzida na atividade muscular imposta pelo exercício físico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5300
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hérica Salvaro Fernandes.pdfDissertação1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.