Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5298
Título: A prática da educação ambiental: caso da Unidade de Ensino Lígia Chaves Cabral no município de Lauro Müller/SC
Autor(es): Pandini, Jaqueline Cristiane
Orientador(es): Ladwig, Nilzo Ivo
Co-orientador: Assunção, Viviane Kraieski
Palavras-chave: Educação ambiental – Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ação pedagógica
Prática de ensino
Educação ambiental – Livro didático
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense − UNESC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: O futuro de nosso planeta depende de nossas ações, as quais perpassam pela ética, pela sensibilização e, por fim, pela consciência. Nesse sentido, discutir conceitos como conscientização ou sensibilização para que sejam internalizados e disseminados por meio da Educação Ambiental (EA), com ações pedagógicas inovadoras, poderá construir uma sociedade que valorize e respeite o meio ambiente em que se vive. A Educação Ambiental se refere a processos por meio dos quais as pessoas ou a sociedade desenvolvem valores sociais, conhecimentos e atitudes. Deve ser contínua, praticada por todas as disciplinas, por todos os professores e por toda a comunidade escolar. Desse modo, esperam-se mudanças de comportamento ocorridas por meio de práticas sociais ambientalmente responsáveis, destinadas à discussão sobre o meio ambiente, as quais são importantes para a qualidade de vida. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e teve como objetivos investigar a inclusão de ações de Educação Ambiental desenvolvidas no 6° ano do ensino fundamental, anos finais, da unidade de ensino Lígia Chaves Cabral, situada no município de Lauro Müller, SC, e analisar o livro didático utilizado por aquela turma, o qual foi distribuído pela Secretaria Municipal de Educação. Para atingir os objetivos, foram utilizadas as seguintes metodologias: entrevistas escritas, grupo focal com as professoras e análise de conteúdo do livro didático. Os resultados mostraram que os educadores não demonstram em sua prática pedagógica o significado da EA, seus princípios e sua importância para a formação socioambiental. O material didático analisado apresentou números significativos em relação à quantidade de ocorrências de conteúdo de EA. Com a pesquisa, pôde-se constatar a necessidade de cursos de aperfeiçoamento para os profissionais da educação e investimentos em projetos, além de aperfeiçoamento do potencial do material didático utilizado, os quais são elementos importantes para a construção de uma EA de qualidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5298
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE CRISTIANE PANDINI.pdfDissertação1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.