Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/529
Título: A história da arte na educação básica: um diálogo entre teoria e prática
Autor(es): Oliveira, Giulia Cechinel de
Orientador(es): Baumer, Édina Regina
Palavras-chave: Arte na educação
Formação de professores
História da arte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciada no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo perceber o papel da disciplina de História da Arte na formação do professor de arte para a educação básica. Como problematização busco responder se as aulas de História da Arte do Curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC – contribuem para o aprimoramento do ensino da arte na Educação Básica. Para elucidar o problema discorro no referencial teórico sobre história geral da arte a partir dos estudos de Gombrich (1999), Pareyson (2001), Arheim (2004), bem como sobre o ensino da arte no Brasil, através dos Documentos Norteadores da Educação – RCNEI (1998), PCN (1998), OCEM (2006). Dialogo também sobre o conteúdo história da arte na formação do professor de arte, com o olhar especial para o curso de Artes Visuais - Licenciatura da UNESC, especialmente em sua Matriz 03, aprovada em 2008. Analiso também os Planos de aulas e as ementas das disciplinas relacionadas à História da Arte, constantes da matriz citada. De acordo com a definição do problema classifico minha pesquisa de natureza básica e de cunho qualitativo uma vez que dialoga de forma a contribuir para as diferentes reflexões no contexto investigado. Envolvo na pesquisa 32 professores de arte da Rede Municipal de Criciúma que permitem traçar um panorama da realidade da presença do conteúdo de história de arte nas aulas das escolas do município. A pesquisa revela que os professores trabalham esse conteúdo, ainda que alguns não mantém um contato constante com as orientações dos documentos norteadores. Muitos professores levam em conta o cotidiano dos alunos, o relacionando com o conteúdo de história da arte, outros ainda trabalham de maneira tradicional, como um saber enciclopédico. Contudo, a partir dos resultados, o que fica mais evidente é a importância do professor ser atuante e autônomo na pesquisa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/529
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giulia Cechinel de Oliveira.pdfTCC613,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.