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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Giani-
dc.contributor.authorBittencourt, Rosânia Maria Silvano-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2012-06-22T19:44:00Z-
dc.date.available2012-06-22T19:44:00Z-
dc.date.created2012-07-
dc.date.issued2012-06-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/527-
dc.descriptionDissertação, apresentada ao Programa de Pós-graduação de Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisitos parcial para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – E.M.E.I.E.F Moacyr Jardim de Meneses, de Criciúma (SC). Teve como objetivo analisar “Menino Maluquinho, o filme”, com a finalidade de compreender o olhar das crianças sobre as relações de gênero e sexualidade. Para tanto, problematizei as seguintes questões: As crianças percebem as diferenças entre as representações do masculino e do feminino, tecidos no decorrer da história apresentada na produção cinematográfica “Menino Maluquinho, o filme”? Quais as atitudes e/ou posturas das crianças diante das cenas que reforçam ou desconstroem papéis masculinos e femininos? As crianças relacionam os modelos identificados no filme com o seu cotidiano dentro e fora da escola? O filme permite às crianças refletirem sobre as suas sexualidades? Esta pesquisa foi organizada a partir de um grupo focal, com oito crianças sendo a faixa etária entre oito e nove anos, numa abordagem qualitativa. As dinâmicas de grupo possibilitaram perceber nos sujeitos de pesquisa, a visão de mundo e as suas relações socioculturais. Nesta análise percebeu-se que, a relação das crianças com os adultos acontece numa convivência relacional ao mesmo tempo em que paradoxal, pois os mesmos adultos que as protegem também as reprimem. Foi perceptível a capacidade dos sujeitos desta pesquisa de transgredirem as regras sociais, impondo e marcando presença, ficando claro que, os atributos que socialmente são considerados dos meninos e/ou dos homens e das meninas e/ou das mulheres não são tão fixos como aprendemos. Os sujeitos investigados relacionaram os modelos de masculino e de feminino identificados no filme, com o cotidiano, vivenciados por eles, dentro e fora da escola. O trabalho foi embasado em um referencial teórico que analisa a história da criança e da infância, a partir da Modernidade, traçando um paralelo com “Menino Maluquinho, o filme”. Busquei ouvir os pontos de vista das crianças, sujeitos dessa pesquisa, partindo de uma concepção de infância que os/as consideram atores sociais que produzem cultura ao mesmo tempo em que são produzidas por elas. O texto foi dividido em três eixos, infância; gênero e educação; cinema e a indústria cultural. Na busca de um melhor entendimento entre a teoria e a prática em pesquisas com crianças trouxe os estudos de Montandon e Corsaro. Para fundamentar a construção histórica dos diferentes conceitos atribuídos à infância e à criança ao longo da história com ênfase na contemporaneidade, busquei as contribuições de Sarmento, Kohan, Kramer e Kuhlmann Jr. e Fernandes. As questões de gênero e sexualidade foram focalizadas nos estudos de Felipe; Louro; Foucault e Moreno. O cinema, enquanto produção cultural foi problematizado a partir dos estudos de Pillar; Fischer e Fantin. Trazer o olhar das crianças sobre as questões de gênero e sexualidade implicou em novas possibilidades de investigações e estudos, de forma que este estudo vem confirmar que as verdades deixam de ser permanentes para se tornarem temporárias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiferenças entre sexospt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectImaginação em criançaspt_BR
dc.subjectPercepção em criançaspt_BR
dc.titleMeninos e meninas: uma análise do Menino Maluquinho, o filme, sob o olhar do gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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