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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Alex Sander da-
dc.contributor.authorDaitx, Rosa Virgínia Rosalino-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2017-08-15T23:56:24Z-
dc.date.available2017-08-15T23:56:24Z-
dc.date.created2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/5225-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractA partir do recorte do ensino da arte nas unidades da Educação de Jovens e Adultos em Criciúma, Santa Catarina, nos anos de 2015 e 2016, este estudo irá propor que a arte como linguagem tem grande potencial para contribuir com o desenvolvimento da educação - no seu sentido mais amplo de formação, inclusão e promoção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade - e do ensino na EJA, modalidade que propõe abordagens diferentes do Ensino Regular e é voltada àqueles sujeitos que, por algum motivo, não concluíram a Educação Básica no período tradicionalmente compreendido como idade escolar. Com base em observações de aulas, capacitações de arte, entrevistas informais e questionários digitais realizados com professores de arte da EJA Criciúma, foram coletados os materiais que orientaram o mapeamento dos problemas a serem pesquisados. A partir deste contato com o ensino da arte na EJA, buscou-se: compreender o que pensam os professores da referida EJA sobre arte, cultura e estética; mapear as abordagens utilizadas por eles para ensinar arte na EJA; conhecer a realidade do ensino da arte na EJA Criciúma; revelar como os professores entendem os sujeitos educandos da EJA; discutir as diferenças entre arte e cultura visual como potencialidades para a educação; e contextualizar a atual conjetura da arte na EJA Criciúma, a partir da história do pensamento humano e de relações com outras áreas, tais como a sociologia, a filosofia, a pedagogia etc. Como suportes teóricos principais, este trabalho se vale das ideias de Marc Jimenez sobre o processo de criação com base na estética humanista de Descartes; da teoria estética de Theodor Adorno, no intuito de localizar a arte como forma, e não como objeto de consumo; e da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, colocando-a como indispensável para o ensino da arte. Por fim, esta pesquisa propõe ainda uma reflexão crítica sobre a necessidade extrema de formação de professores específicos para a atuação na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da Artept_BR
dc.subjectEstética (Arte)pt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleO lugar da arte no contexto da formação da EJA: percepções de professores no Sul Catarinensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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