Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5220
Título: Impactos socioambientais do turismo religioso sobre o Município de Imaruí/Santa Catarina
Autor(es): Damázio, Cheiene
Orientador(es): Milioli, Geraldo
Co-orientador: Ladwig, Nilzo Ivo
Palavras-chave: Turismo religioso – Aspectos ambientais
Impacto ambiental – Avaliação
Turismo sustentável
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: Esse trabalho se apresenta como uma pesquisa qualitativa tendo por objetivo analisar os impactos socioambientais do segmento de turismo religioso sobre o município de Imaruí/Santa Catarina para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Contou com pesquisa bibliográfica, etnográfica, documental e aplicação de instrumentos de coleta de dados. O instrumento de coleta de dados foi construído a partir do referencial teórico, especialmente sobre os impactos positivos e negativos do turismo. A aplicação dos instrumentos de coleta de dados ocorreu em 06 de abril de 2014, dia da festa de Passos, com os turistas. E contou com ajuda de uma equipe composta de 4 pesquisadores, todos da área da Geografia.Passados dez dias, ocorreu a pesquisa com os organizadores da festa e comerciantes envolvidos. Constatou-se por meio dessa pesquisa que a festa de Passos é tradicional no município, ocorrendo há mais de 100 anos. A principal motivação dos turistas ainda é a fé, embora muitos procurem pela festa profana. A cidade imprime no dia da festa um novo layout na paisagem, modificando-se para atender os turistas, embora muito ainda precise ser reestruturado. Os principais problemas apontados pelos turistas referem-se ao desconforto, poluição e falta de higiene. O trabalho conta com ilustrações, entre elas os mapas que delimitam os espaços da festa, diagramas mostrando de forma hierárquica os resultados da pesquisa e fotografias de alguns momentos da festa sagrada e profana. Considera-se que a paisagem diversificada do município de Imaruí apresenta uma série de atrativos físicos e elementos culturais que poderiam ser explorados economicamente e de maneira sustentável proporcionando à sua população melhores oportunidades de emprego e renda. As pesquisas sobre o turismo em Imaruí não se encerram com a conclusão desse trabalho, ficando como possibilidade de trabalho futuro estudos sobre a importância econômica da Festa de Passos para o município, quantidade de empregos gerados, renda, possibilidade de crescimentos; estudos sobre a relação prazersacrifício no âmbito dos pagadores de promessas; e estudo sobre consumo de recursos e geração de resíduos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5220
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cheiene Damázio.pdfDissertação4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.