Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5194
Título: Suplementação com óleo de peixe reduz níveis proteicos de moléculas inflamatórias e estresse de retículo em células mononucleares de pacientes com sobrepeso ou obesos e diabetes tipo 2
Autor(es): Barros, Bruno Cleyton da Silva
Orientador(es): Souza, Claudio Teodoro de
Palavras-chave: Óleo de peixe – Efeitos colaterais
Ácidos graxos ômega-3 – Efeitos colaterais
Obesidade
Diabetes Mellitus tipo 2
Estresse de retículo
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A obesidade está relacionada com o desenvolvimento de processos inflamatórios os quais interferem sobre a via de sinalização da insulina levando à resistência à ação deste hormônio e ao desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Além disso, o estado de inflamação subclínica pode comprometer a função do retículo endoplasmático, um processo conhecido como estresse de retículo endoplasmático. Diante disso, e ciente das determinantes inflamatórias para o surgimento do DM2; torna-se de grande valia explorar os efeitos dos ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 sobre estas vias. Dessa forma, o presente estudo avaliou os efeitos da suplementação com óleo de peixe em pacientes com sobrepeso/obesos e DM2, sobre os níveis proteicos de moléculas marcadoras de inflamação e de estresse de retículo endoplásmático. Para isso, foram recrutados 32 pacientes com sobrepeso ou obesos e diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2 há mais de um ano. Esses pacientes foram suplementados por oito semanas com óleo de peixe (2,4g/dia), ingerindo duas cápsulas pela manhã e duas à noite. Não foi orientado nenhuma modificação na alimentação durante o período de estudo, apenas a ingestão das cápsulas de óleo de peixe diariamente. Os pacientes tiveram amostras de sangue periférico coletado antes e após a intervenção. As coletas foram feitas mediante jejum de 12 horas e o não consumo de álcool nas 48 horas anteriores. Células mononucleares do sangue periférico foram isoladas por centrifugção em ficol seguida das preparação de seus extratos protéicos. Os extratos foram submetidos à eletrofosere em gel de poliacrilamida e transferência Western blot. Em seguida, foram determinados seus níveis de fosforilação por meio dos anticorpos anti NFB, JNK fosforilados, XBP1, pPERK e pEIF2. Observou-se que a suplementação com ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, durante oito semanas, reduziu, de modo significativo, os níveis protéicos de NFB e JNK fosforilados indicando menor interferencia de sinais inflamatórios sobre a via de sinalização da insulina. O mesmo foi observado para os marcadores de estressse de retículo XBP1, pPERK e pEIF2. Em conclusão, a suplementação com ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, na dosagem de 2,4 gramas por dia, foi eficaz para reduzir os níveis proteicos de moléculas marcadoras de inflamação e de estresse de retículo endoplasmático em pacientes com sobrepeso/obesos e DM2.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5194
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO CLEYTON DA SILVA BARROS.pdfDissertação1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.