Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5078
Título: A aplicação da democracia semidireta no município de Criciúma/SC
Autor(es): Lopes, João Otávio Perucchi
Orientador(es): Conti, Luiz Eduardo Lapolli
Palavras-chave: Democracia semidireta – Criciúma (SC)
Plebiscito
Iniciativa Popular
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar se há aplicação dos mecanismos de democracia semidireta presentes no artigo 14 da Constituição Federal de 1988 no município de Criciúma. Tais institutos de democracia semidireta são o plebiscito, referendo e a iniciativa popular. Para tanto o trabalho foi dividido em três capítulos, sendo que no primeiro capítulo foi feito um estudo do surgimento da democracia, da atual democracia representativa e sua crise, bem como analisado a democracia direta. Posteriormente no segundo capítulo foram analisados os mecanismos de democracia direta conforme o art. 14 da Constituição Federal de 1988 e sua regulamentação pela Lei 9.709/98. Por fim, no último capítulo, os mecanismos alhures referidos, foram estudados na Constituição do Estado de Santa Catarina, na Lei Complementar nº 225/2002 e verificado a legislação municipal destes institutos bem como se houve aplicação de plebiscitos, referendos e iniciativa popular no município de Criciúma.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5078
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO OTÁVIO PERUCCHI LOPES.pdfTCC565,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.