Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/506
Título: O desafio da contabilidade digital para os profissionais contábeis
Autor(es): Tessmann, Gislaine de Melo
Orientador(es): Perin, Everton
Palavras-chave: Contabilidade digital
Escrituração contábil
Contadores
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A contabilidade tem sofrido alterações em seus métodos de escrituração, e a tecnologia da informação tem se tornado útil para integração dos dados contábeis. Surgiram leis que criam um sistema unificado para a formação dessas informações. Por isso, conhecer sobre a contabilidade digital e definir o perfil do profissional contábil são os principais objetivos a serem alcançados por meio da pesquisa desenvolvida neste trabalho. Tema esse, que trouxe muitas alterações na forma de escrituração contábil, num ambiente cada vez mais competitivo, onde contadores e demais profissionais envolvidos na área contábil, precisam estar sempre atualizados para cumprir as exigências de seus clientes, bem como da legislação pertinente. Assim, busca-se apresentar o conceito de contabilidade digital, e quais as formalidades da sua escrituração, além de demonstrar os conhecimentos aplicáveis à rotina profissional. Na fundamentação teórica abordou-se sobre o surgimento da contabilidade, o histórico e a evolução da escrituração contábil até chegar a Contabilidade Digital. A partir disso, elucida-se quais as obrigações advindas pelo projeto Sistema Público de Escrituração Contábil - SPED, desenvolvido pelo governo federal, visando benefícios não só para si, mas também aos contribuintes, com intuito de facilitar o cumprimento das obrigações acessórias exigidas. Na análise dos dados, elaborou-se a pesquisa com base em estudos de casos realizados, onde se buscou o perfil do profissional contábil exigido pelo mercado. Conclui-se que os profissionais contábeis devem se adequar as mudanças, a fim de se manter ativo no ambiente de trabalho, com ética e atualizando-se conforme demanda a sociedade empresarial.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 20-Jun-2012
Data do documento: 2012-06-20
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/506
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine de Melo Tessmann .pdfTCC640,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.