Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/502
Título: Proposta de um método de custeio para a formação do preço de venda em uma indústria de malhas da cidade de Criciúma/SC
Autor(es): Buzzanello, Mateus da Luz
Orientador(es): Schueroff, Clayton
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Formação do preço de venda
Métodos de custeio
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As organizações sempre almejam otimizar seus resultados, e no cenário atual, onde a concorrência é mais acirrada a cada dia que passa, faz-se necessária a utilização das ferramentas de gestão para que se consiga atingir tal objetivo. A contabilidade de custos se mostra como uma importante ferramenta de apoio à gestão empresarial, visto que, é dela que provêm as informações gerenciais sobre os processos produtivos, as quais auxiliarão os gestores no momento da tomada de decisão. Tais informações trazem dados sobre os gastos incorridos no processo produtivo, e analisando-os, torna-se possível formar os preços de venda adequados, bem como, verificar as margens de contribuição dos produtos, e identificar seus pontos de equilíbrio. Um dos fatores em que as organizações precisam estar atentas é para a implantação de um método de custeio adequado para o tamanho e para as pretensões da empresa, pois, o advento das informações gerenciais será decorrente deste sistema, e quando a empresa toma suas decisões baseando-se em dados gerados por um método de custeio impróprio, tais deliberações não serão as mais corretas possíveis. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em identificar e propor um método de custeio adequado para uma indústria de malhas da região de Criciúma/SC, o qual auxilie na formação do preço de venda. Para tanto, a pesquisa realizada é considerada descritiva, a qual possui análise bibliográfica e estudo de caso, que foi realizado através de entrevistas e por meio de exame documental, cuja análise ocorreu de forma qualitativa. Com base neste estudo identificou-se que a empresa possui um sistema informal para a análise dos custos, sendo assim foi proposta à empresa a utilização do método de custeio variável, pois com base neste sistema, foram identificadas falhas na formação do preço de venda. Essas falhas existem quando da verificação dos custos variáveis, que atualmente são considerados pela empresa com um valor unitário de R$ 16,47, porém, baseando-se no método de custeio variável, passa-se a considerar o valor de R$ 18,47 por unidade produzida. Os resultados apontaram que a empresa deve gerar mais lucros se passar a analisar, para a formação do preço de venda, as informações gerenciais oriundas do sistema em questão, pois, como são considerados os valores dos custos variáveis incorretamente, a formação do preço de venda fica comprometida, entretanto, através do método de custeio variável, fica proporcionado à empresa gerar maiores resultados valendo-se da mesma margem de contribuição utilizada atualmente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/502
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus da Luz Buzzanello .pdfTCC838,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.