Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Silemar Maria de Medeiros da | - |
dc.contributor.author | Santana, Flávia da Silva | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-06-20T00:09:08Z | - |
dc.date.available | 2012-06-20T00:09:08Z | - |
dc.date.created | 2011-12 | - |
dc.date.issued | 2012-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/500 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciada no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que segue a linha de pesquisa do Curso de Artes Visuais – Licenciatura: educação e Arte, tendo como foco o cinema e a educação. Tem como objetivo investigar qual o repertório cinematográfico que o professor de Arte leva para as escolas de Criciúma, em específico nas aulas de Arte, objetivando melhor compreender a relação entre cinema e educação. Remete à questões como: qual a importância da ampliação de repertório na formação do professor? Quais as facilidades e dificuldades que os professores encontram para ampliar seu repertório cinematográfico e da turma com a qual trabalham? Qual a importância do cinema na formação do sujeito? O que a cidade oferece para a ampliação do repertório cinematográfico de professores e alunos? É passado filme nas aulas de Arte? Quais os filmes, possivelmente, assistidos nas aulas de Arte? Quais os filmes que os professores de Arte gostam de assistir? E para que esta investigação ocorresse, faço a opção de ouvir o que dizem os professores de Arte de Criciúma, por meio de um questionário, de forma a reconhecer qual o repertório cinematográfico dos professores, e qual o repertório que levam para as escolas, percebendo também as facilidades e dificuldades que encontram. Neste caso, compreendendo o cinema como linguagem da Arte, buscarei, assim, dialogar com Almeida (2004), Barbosa (2005), Buoro e Costa (2007), Cunha (1980), Duarte (2002), Fantin (2006), Fusari e Ferraz (2001), Loponte (2007), Martins (2007), May (1976), Minayo (2000), Neto (2000), Oliveira (2005), Pillotto (2008), Pimentel (2007), Pinho (2007), Santaella (2001), Silva.R (2007), Silva, S. (2009), Stamm (2007), Xavier (1983) e Zitkoski (2006). Procurei evidenciar no decorrer da pesquisa, a história e a relevância do ensino da Arte, conhecer também sobre a história breve do cinema, evidenciando a relação cinema e educação. A analise dos questionários que quatorze professores responderam, remetem à compreensão que os filmes na aula de Arte são fatos e não boatos, e conhecendo um recorte de qual repertório cinematográfico que esses professores possuem e levam para as aulas de Arte das escolas de Criciúma, podemos refletir sobre a relevância dessa investigação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.title | As aulas de arte e o repertório cinematográfico dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flávia da Silva Santana.pdf | TCC | 505,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.