Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4982
Título: Estudo da aplicação do princípio Lean Construction na construção de um condomínio residencial em Urussanga - SC.
Autor(es): Souza, Vitor Antônio da Rold de
Orientador(es): Allem, Patrícia Montagna
Palavras-chave: Lean construction
Construção enxuta
Logística de canteiro de obras
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A construção civil ao longo dos anos se caracterizou por apresentar um alto custo de seus produtos, alem de um elevado índice de desperdício de matéria prima e baixa produtividade. A partir desse aspecto as empresas buscam novos processos, produtos e ferramentas para aperfeiçoar a execução das obras. Nas ultimas décadas vem sendo exploradas várias alternativas com o intuito de mudar essa realidade, entre elas se destaca a lean construction, baseada numa forma de execução e organização de processos de outras áreas da indústria oriundos do oriente, especificamente do Japão. Na década de 50 após a revolução industrial eles precisavam ser competitivos e viram na potencialização de seus processos uma saída, já que atravessavam por um período de escassez financeira e de matéria prima. Essa filosofia propõe aperfeiçoar os processos levando em consideração toda a atividade realizada da matéria prima ao produto final adotando boas praticas, melhorando o fluxo e introduzindo inovações tecnológicas, no intuito de reduzir tempo e eliminar desperdícios tornando os processos mais produtivos. Este artigo propõe fazer um estudo de caso empregando alguns conceitos do lean construction em um condomínio residencial na cidade de Urussanga - SC com o propósito de mensurar os benefícios que o esse pensamento de gestão pode trazer. Após acompanhamento diário do processo logístico desta obra, projetou-se um layout do canteiro de obras a fim de padronizar e reduzir as distâncias de movimentações de materiais, para assim quantificar os processos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, calculou-se uma economia de 1,68% do valor global da obra, além de mostrar as reduções de tempo isoladas de cada item estudado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4982
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitorAntoniodaRolddeSouza.pdfArtigo903,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.