Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4980
Título: As cheias em Içara: verificação da drenagem existente: estudo de caso
Autor(es): Casagrande, Gustavo Meller
Orientador(es): Back, Nestor
Palavras-chave: Drenagem pluvial urbana
Vazão da água
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar a seção adequada do canal, para atender a vazão no período de cheias na cidade de Içara, Santa Catarina. Para atingir este propósito foram utilizados três métodos: o método racional para elaboração dos cálculos (indicado para calcular a vazão para áreas menores que 3Km²), a equação de Manning (para calcular o diâmetro da tubulação e assim encontrar a área necessária), e a consideração de chuvas intensas (ajustadas com parâmetros para o município de Içara – SC, para o cálculo das chuvas máximas). Nesta última fórmula foram utilizados períodos de retorno de 2, 5, 10 e 50 anos. Por meio dos cálculos e das medições a campo foi possível encontrar a vazão máxima, que mostrou o diâmetro indicado para ser utilizado na tubulação e fazer uma comparação com o canal existente. Os valores de área encontrados ao final do estudo são considerados apropriados para amenizar o problema das enchentes. Os resultados são apresentados por meio de tabelas e gráficos, apontando que de fato as canalizações já existentes não suportam a vazão nos períodos de enchentes, sendo indicadas hipóteses que poderiam vir a sanar o problema no município.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4980
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavoMellerCasagrande.pdfArtigo1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.