Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4957
Título: Análise experimental e numérica de ligações em cantoneiras de aço formadas a frio submetidas a tração
Autor(es): Netto, Alceu Lima Ramos
Orientador(es): Vito, Marcio
Palavras-chave: Perfis formados a frio
Cantoneiras de aço
Ligações parafusadas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O presente trabalho busca analisar experimentalmente e numericamente diferentes disposições de ligações parafusadas em perfis de cantoneiras formados a frio submetidos à tração, dimensionadas segundo a ABNT NBR 14762 (2010) para que o modo de falha principal fosse a ruptura da seção liquida. Discute-se em particular a capacidade resistente para diferentes configurações de ligações submetidas ao cisalhamento simples. Foram ensaiados um total de 12 cantoneiras, sendo 3 para cada disposição de furos. Realizou-se uma comparação através do método de elementos finitos (MEF) obtidos com auxílio do software ANSYS®, e os experimentais, verificando o estado limite último da ruptura da seção líquida para os diferentes tipos de ligação, calculados conforme NBR 14762(2010). Também se optou por gerar uma disposição de furos próximos a aba dobrada com base nos estudos de De Paula (2006) através dos mapas de tensões e resultados obtidos, onde esta nova disposição de furos apresentou um ganho superior de 22,96% a disposição antiga.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4957
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlceuLimaRamosNetto.pdfArtigo1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.