Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4956
Título: Análise experimental da influência da oxidação superficial em aço ca-50 exposto em duas classes de agressividade ambiental na aderência aço-concreto
Autor(es): Burin, Willian Jacob
Orientador(es): Vargas, Alexandre
Palavras-chave: Aderência (Construção civil)
Concreto armado
Aderência aço-concreto
Oxidação superficial
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O concreto armado é formado pela união entre concreto e aço. Essa união só é possível devido à aderência existente entre esses dois materiais. Porém, o armazenamento de barras de aço, se não atender as prescrições normativas, pode interferir nessa aderência das barras com o concreto em estruturas de concreto armado. Nesse contexto, esse estudo avalia o comportamento de barras expostas por diferentes períodos em duas cidades com classe de agressividade ambiental distintas. Foram expostas 40 barras de 60 cm de comprimento e diâmetro 12,5 mm em cada cidade por um período de até 225 dias e, posteriormente, moldados 10 corpos de prova cúbicos para cada grupo. O ensaio utilizado para avaliar a aderência foi o Pull–Out Test, de acordo com a norma RILEM (1983). Como resultado, considerando as condições propostas nesse estudo, podemos afirmar que não houve alteração na aderência aço-concreto para as duas classes de agressividade ambiental estudadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4956
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WillianJacobBurin.pdfArtigo1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.