Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4933
Título: A logística de transporte de uma indústria química: estrutura, desafios e projetos
Autor(es): Cardozo, Jonatas dos Santos
Orientador(es): Zilli, Júlio César de Farias
Palavras-chave: Logística empresarial
Logística de transporte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A logística é uma área da empresa de muita importância, pois ela abrange desde a aquisição da matéria prima, o transporte, armazenamento, e a distribuição do produto pronto até o cliente, uma empresa com a logística bem estruturada e com uma boa infraestrutura só tende a crescer cada vez mais. A compra da matéria prima no tempo ideal faz toda diferença no estoque da organização. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar a estrutura logística para escoamento da produção no mercado interno e externo em uma indústria química do Sul de Santa Catarina. Com relação à metodologia, classificou-se quanto aos fins de investigação, como uma pesquisa descritiva, e, bibliográfica e um estudo de caso, quanto aos meios de investigação. O estudo foi focado em uma indústria química do Sul de Santa Catarina, que possui processos logísticos no mercado interno e externo. Com dados de origem primária, foi utilizada uma entrevista junto ao gerente de logística, com o suporte de um roteiro semiestruturado. A análise de dados foi essencialmente qualitativa. Com a aplicação da pesquisa pode se compreender como é o funcionamento da logística dentro da organização, toda a cadeia que ela abrange os desafios que a empresa tende a alcançar, e projetos e perspectivas para o futuro. Após a analise do presente estudo verificou-se que a logística é uma parte da empresa de extrema importância, onde se deve planejar minuciosamente os planos para o desenvolvimento da empresa, os meios de transporte utilizado para o despacho da mercadoria fazem toda diferença na logística de distribuição, reduzindo custos para a empresa e diminuindo riscos de avarias para determinadas cargas, juntamente com a infraestrutura da região, que faz toda diferença.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4933
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONATAS DOS SANTOS CARDOZO.pdfTCC1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.