Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4879
Título: Finanças públicas catarinense: relação de causalidade entre arrecadação e gastos (2009-2016)
Autor(es): Alano, Daiane Burato
Orientador(es): Fabris, Thiago Rocha
Palavras-chave: Finanças públicas
Despesas públicas
Arrecadação de impostos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo examinar os gastos e a arrecadação do governo Catarinense, e identificar se tem uma relação de causalidade entre a arrecadação e os gastos, e qual o tipo dessa relação causal nessas contas, durante o período de janeiro de 2009 a setembro de 2016. Verificou-se com os testes utilizados nas análises de dados que o governo adota o sistema de "arrecadar e gastar", onde a metodologia utilizada refere-se aos modelos do Vetor Autorregressivos, proposto por Bender, Coronel e Tristão (2014) e o modelo de causalidade de Granger, explicado pelas palavras de Carneiro (2000). De acordo com Batolla (2004), é adotado um interesse maior dos governos brasileiros, em adotar o processo de causalidade voltado para "arrecadar e gastar", de acordo com o regime fiscal brasileiro. Os resultados encontrados mostram que o Estado de Santa Catarina, segue a linha da maioria dos demais estados do Brasil, tendo como principal fonte de receita, oriunda do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias, o transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação) e gastando mais do que arrecada na relação de mês a mês.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4879
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE BURATO ALANO.pdfTCC2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.