Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4859
Título: As lutas e as artes marciais no auxílio à indivíduos com transtorno de déficit de atenção - TDAH
Autor(es): Rodrigues, Mateus Fagundes
Palavras-chave: Artes marciais – Uso terapêutico
Lutas - Uso terapêutico
Transtorno de Déficit de Atenção - Tratamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Um indivíduo com transtorno de déficit de atenção - TDAH tende a ser mais ativo e algumas vezes age de forma destrutiva, se comparado às pessoas sem hiperatividade. O objetivo geral da pesquisa é identificar a contribuição das lutas para pessoas com TDAH. A relevância de estudar as lutas e os benefícios que as mesmas podem dar às pessoas hiperativas se justifica pelo auxílio à outras pessoas, com as mesmas dificuldades que tive, a terem mais disciplina em suas atividades sem depender de medicamentos. Por isto, como foco principal, gostaríamos de saber: Até que ponto as lutas contribuem com o controle da hiperatividade? A classificação apresentada neste estudo leva em conta três critérios diferentes: o critério da abordagem que determina que seja uma pesquisa do tipo qualitativa, o critério do nível que determina que seja uma pesquisa do tipo exploratória e o critério dos procedimentos utilizados na coleta de dados que determina que seja uma pesquisa do tipo bibliográfica. Alguns atores afirmam que as artes marciais são desportos com grande taxa de ocorrência no auxílio de crianças hiperativas, isto porque este desporto abrange uma organização com regras e uma atitude de para e pensa, e de obediência. Nenhuma técnica é ensinada até a criança aprender a parar, a ouvir e a pensar. Uma das soluções apresentadas na literatura são os jogos, porque possuem regras e assim permitem que a pessoa, particularmente a criança, além de ter seu desenvolvimento social quanto a limites, possa participar, saber ganhar, perder, melhorar seu desenvolvimento cognitivo, e possibilita a oportunidade para a criança saber onde está, o motivo e o tipo de erro que cometeu, tendo chance de refazer, naquele momento, da maneira correta.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4859
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Fagundes Rodrigues.pdfArtigo304,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.