Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4841
Título: As características da gestão de custos nas indústrias de vestuário localizadas em Sombrio/SC
Autor(es): Domingos, Tamara Bernardes
Orientador(es): Cittadin, Andréia
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Gestão de custos
Preço de venda
Indústria do vestuário
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A contabilidade de custos tem se tornado muito importante para as organizações, pois é a área da contabilidade que coleta, registra, analisa e evidencia dados relacionados aos processos produtivos ou de prestação de serviços, transformando os em informações precisas e confiáveis para o gerenciamento organizacional, indispensáveis para o controle e para o processo de tomada de decisão. Diante disso, o objetivo geral dessa pesquisa é averiguar a estrutura da gestão de custos nas indústrias de vestuário do município de Sombrio-SC. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa descritiva para fundamentação do trabalho, que abrange nomenclatura, classificações dos custos, métodos de custeio e instrumentos de gestão de custos e formação do preço de venda. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de levantamento, a abordagem do problema ocorreu de forma qualitativa. Foram pesquisadas três indústrias de vestuário feminino. Os resultados apontam que as três entidades tem o setor contábil terceirizado, o que não impede dessas organizações possuírem gestão de custos inserida no seu processo gerencial. O custo da matéria-prima, custos indiretos de fabricação e mão de obra terceirizada são os custos mais relevantes elencados pelos entrevistados. As áreas que utilizam as informações de custos são o setor de administração/financeiro e setor de compras. As empresas objeto de estudo utilizam as informações de custos, tais como ponto de equilíbrio e margem de segurança, para a formação de preço de venda, orçamento com fornecedores e otimização do processo produtivo. Conclui-se que os gestores das indústrias entendem que possuem setor de custos estruturados. Contudo, não usam eficazmente essa estrutura.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4841
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamara Bernardes Domingos.pdfTCC3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.