Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4806
Título: Sustentabilidade ambiental e fatores socioeconômicos: um estudo nas indústrias preservadoras de madeiras
Autor(es): Pires, Estela da Silveira
Orientador(es): Sorato, Kátia Aurora Dalla Líbera
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Responsabilidade social das empresas
Gestão ambiental
Impacto ambiental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo analisou os principais impactos ambientais gerados pelas seguintes empresas Florestal Tratamento de Madeiras, Preserva Sul e Terra Sol Madeiras Ecológicas que atuam no ramo de tratamento de madeira e reflorestamento, localizadas no sul do estado de Santa Catarina, visando identificar meios que reduzam possíveis agressões ao meio ambiente. Esta pesquisa caracterizou-se quanto aos objetivos como descritiva, cujos procedimentos são estudo de caso e levantamento, realizado por meio de questionários direcionados aos gestores das empresas em estudo. A abordagem deu-se por meio qualitativo. Inicialmente foram apresentadas características das empresas pesquisadas e o resultado obtido com o questionário aplicado a referidas organizações. Por meio do estudo pode-se perceber que as principais atividades desenvolvidas pelas organizações pesquisadas que geram impacto ambiental, são os resíduos desnecessários de toras de madeiras, os cepilhos gerados no beneficiamento e a utilização do Arseniato de Cobre Cromatado - CCA. As propostas de melhorias nos processos das empresas estudadas visando reduzir impactos ambientais com suas atividades, entre outras que são: a utilização do produto preservativo Arseniato de Cobre Cromatado – CCA ser substituído pelo produto preservativo Borato de cobre cromatado em solução aquosa - CCB que é considerado menos tóxico; o uso da água da chuva; o fornecimento de documento contendo orientações quanto as composições químicas e certos cuidados que o CCA requer e, que os resíduos de cepilhos ou pedaços como lascas de madeiras, sejam transformados em cavacos que podem ser utilizados principalmente nas indústrias como fonte de energia. Conclui-se com o estudo, que as empresas pesquisadas desenvolvem ações de cunho socioambiental e contribuem com a sociedade gerando emprego e renda. Mas que, algumas outras ações que contribuirão ainda mais com o desenvolvimento sustentável podem ser desenvolvidas por elas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4806
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estela da Silveira Pires.pdfTCC1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.