Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4800
Título: Medidas tecnológicas para redução do custo de energia elétrica: um estudo sobre a substituição da lâmpada convencional para a led e a migração para o mercado livre de energia em uma instituição de ensino superior comunitária
Autor(es): Bez, Daniele Casagrande
Orientador(es): Sorato, Kátia Aurora Dalla Líbera
Palavras-chave: Eficiência energética
Mercado Livre de Energia
Lâmpadas de LED
Desenvolvimento sustentável
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo geral deste estudo visou identificar os principais impactos percebidos a partir da decisão de substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED e pela migração para o Mercado Livre de Energia em uma Instituição de ensino superior do extremo sul catarinense. Esta pesquisa constitui-se quanto aos objetivos como descritiva e exploratória, cujos procedimentos são a pesquisa do tipo bibliográfica, estudo de caso e documental, com abordagem qualitativa. A partir dos objetivos constatou-se, que a lâmpada fluorescente, que vinha sendo utilizada pela Instituição objeto de estudo, contêm o mercúrio, um metal pesado, que se não for descartado adequadamente, causa danos ao meio natural. Esta foi substituída pela de LED, que não possui em sua composição, nenhum metal pesado. A Instituição conseguiu reduzir, entre custos com a energia elétrica e manutenção, em torno de 65% dos gastos nos locais onde houve a troca das lâmpadas. Quanto aos aspectos ambientais, a troca da lâmpada convencional pela de LED, levou a eliminação do uso de um produto que contêm mercúrio, por outro, que não contém nenhum metal pesado em sua composição, além de ter maior durabilidade e poder ser reciclado com mais facilidade. Que a Instituição possui um plano para substituição total das atuais lâmpadas para as de LED, este contempla locais do Campus e previsões de valores atuais, mas o prazo de execução depende das condições financeiras da Universidade, sendo que objetiva que seja concretizado em no máximo três anos. Constatou-se também que a energia elétrica é um dos principais insumos que compõe os gastos operacionais para o funcionamento da Instituição. E, que em virtude da crise energética em 2014 vivida pelo País, e os constantes aumentos de preço de energia, as entradas em operação de novos espaços, fizeram com que, em 2015, aumentasse em mais de 50% a conta de energia da Universidade. Isso contribuiu para que se intensificassem os estudos, iniciados em 2010, para a redução do consumo e busca de fontes alternativas para abastecer a demanda energética da Organização. Neste contexto, começou a buscar no mercado, empresas voltadas para a comercialização e gestão de energia no Mercado Livre de Energia e no início de 2016, optou-se pela migração por meio da assessoria de uma empresa terceirizada. Conclui-se, que preservação e economia podem sim andar lado a lado. E, que a iluminação é uma das principais áreas geradoras de gastos na maioria das organizações, o que não é diferente na Instituição. Portanto, requer especial atenção visando a busca de redução do consumo de energia. E que a Instituição pesquisada realizou ações de modo assertivo, conseguindo reduzir gastos e contribuir com o meio natural.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4800
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele Casagrande Bez.pdfTCC551,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.