Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4736
Título: Avaliação dos riscos ambientais: estudo de caso: indústria química
Autor(es): Souza, Ricardo Milanez de
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Avaliação de riscos ambientais
Brigadas
Emergências ambientais
ISO 14001
Simulados de emergência
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Acidentes ambientais de grandes proporções ocorridos a partir da década de 70 abriram os olhos do mundo para os problemas ambientais. Desde então, as empresas têm se preocupado com as questões ambientais, seja por pressão da sociedade e órgãos governamentais, com as exigências legais, ou mesmo para passar uma boa imagem da organização aos clientes e à população. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) são importantes ferramentas para que as organizações reduzam seus impactos no meio ambiente. A Norma ISO 14001 é um exemplo muito eficaz de SGA, pois exige das empresas que procuram por essa certificação, uma mudança de conceitos enraizados e que a mesma se comprometa a agir com responsabilidade perante as questões ambientais. O item da Norma ISO 14001 8.2 Preparação e resposta a emergências exige que a organização tenha um plano e que estabeleça procedimentos para agir em situações de emergência. O presente trabalho tem como objetivo levantar os riscos relacionados ao processo produtivo de uma empresa do ramo de fabricação de tintas, através do quadro de avaliação dos riscos ambientais, classificando-os de acordo com sua gravidade e probabilidade. Para os riscos classificados como médios e altos foram criados planos de emergência. Com a elaboração do plano foram realizados treinamentos para que os colaboradores aprendessem a lidar com os diversos cenários de emergência encontrados, e, para averiguar o grau de conhecimento obtido foram realizados simulados, onde foi possível pôr em prática e testar as ações previstas em cada cenário emergencial. Foram realizados no total quatro simulados de emergência, com o acompanhamento de uma equipe técnica avaliadora. Durante a realização dos simulados, a equipe avaliadora se surpreendeu com o ótimo nível de conhecimento dos colaboradores envolvidos. Não ocorreram falhas nos simulados de combate a incêndio, primeiros socorros, derramamento/vazamento de produtos perigosos. O simulado de derramamento/vazamento de produtos perigosos no transporte foi realizado com um veículo de uma empresa terceirizada, pois a empresa não possui frota própria. O kit de emergência do veículo estava completo, porém houve uma falha por parte do condutor do veículo que não sinalizou a área com os cones. A equipe avaliadora passou recomendações ao condutor para que utilizasse os cones de sinalização em uma situação de emergência, evitando assim que ocorra maiores acidentes e até grandes tragédias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4736
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Milanez de Souza.pdfTCC2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.