Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4655
Título: Imaginação e as aulas de arte: o que dizem as crianças?
Autor(es): Clemente, Silvia Monteiro
Orientador(es): Silva, Silemar Maria de Medeiros da
Palavras-chave: Ensino da arte
Imaginação
Ensino fundamental
Aula de artes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciatura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: Esta pesquisa de trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvida a partir de experiênciana sala de aula, com as crianças do quinto ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Caetano Ronchi. O problema central traz a seguinte indagação:O que as crianças dizem sobre a imaginação?Partindo desse questionamento, essas crianças deveriam escrever e ilustrar durante a aula de Ensino da Arte, mostrando o que pensam sobre o tema. O estudo explorou as concepções tidas pelas crianças e a visão que cada uma tem sobre imaginação. Para embasar a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico, possibilitando uma visão ampliada do tema. A pesquisa teve como objetivo conhecer a visão sobre imaginação de uma turma de quinto ano do ensino fundamental nas aulas de Arte. Por ser um assunto intangível, coube a investigação de cunho qualitativo exploratório de natureza básica. A pesquisa teve grande importância para o Ensino da Arte, visto ser um tema discutido e trabalhado nessa disciplina, contudo há pouca discussão sobre o assunto dentro da educação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4655
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Monteiro Clemente.pdfTCC1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.