Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4650
Título: Vestígios de memórias: o Museu da Infância e as oficinas do projeto de extensão no CRAS
Autor(es): Medeiros, Aline Ferreira
Orientador(es): Fernandes, Edite Volpato
Palavras-chave: Museu da Infância
Memória cultural
Educação
Oficina de brincadeiras
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciatura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar por meio dos planejamentos e relatórios semanais, como as oficinas de brincadeiras do Museu da Infância no CRAS revelam a memória de seus participantes e entre os objetivos específicos pretende-se conhecer o histórico do Museu da Infância e analisar como a memória dos participantes do projeto é evidenciada nos registros documentais e fotográficos. Parto da problemática de pesquisa: Como as oficinas de brincadeiras do projeto de extensão do Museu da Infância no CRAS revelam a memória de seus participantes? Abordo no referencial teórico questões referentes a museu, a história do Museu da Infância, a importância da memória e do brincar, as políticas de extensão e o estágio na formação de professores. Os principais autores utilizados são: Alves e Souza (2011) Bahia (2014), Cury (2010), Daniel Lins (2001), Desgrange (2005), Fortuna (2006), Goulart ( 2004), Leite (2005), Piancentini e Fantin (2005), Reddig (2010), Sarmento (2002). A pesquisa classifica-se como básica, qualitativa, exploratória e adota como procedimento o documental. Apresenta fragmentos dos relatórios e registro fotográfico do projeto de extensão do Museu da Infância chamado O Museu e O CRAS, para compreender mediante as falas e/ou posicionamento das crianças e adolescentes participantes do projeto, como as memórias referentes às culturas infantis e as memórias pessoais foram reveladas por meio das brincadeiras. Assim, as informações presentes nesta pesquisa mostram a importância de preservar as memórias das infâncias, e que cabe a nós, professores e aos atuantes em espaços não formais de educação proporcionar às crianças e adolescentes a construção de conhecimento e o contato com as culturas infantis, assim como o registro de suas memórias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4650
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Ferreira Medeiros.pdfTCC5,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.