Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4533
Título: Estudo comparativo entre o diagnóstico clínico e radiográfico na detecção de lesões cariosas coronais
Autor(es): Reginaldo, Jennifer Feijó
Orientador(es): Maragno, Ângela Catarina
Co-orientador: Ribeiro, Patricia Fernandes Ávila
Palavras-chave: Cáries dentárias
Radiografia digital
Diagnóstico clínico
Citação: Por se tratar de um artigo submetido a um periódico científico que exige exclusividade na publicação, o texto completo estará disponível somente na secretaria do Curso de Odontologia. Contatos: e-mail odontologia@unesc.net | Fone (48) 3431 2796
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução: O estudo teve como objetivo comparar o exame clínico ao radiográfico interproximal, realizado com sistema digital de imagens, no diagnóstico de lesões cariosas de faces livres e proximais. Métodos: O estudo avaliou 248 faces livres e proximais de elementos dentais de pré-molares a segundos molares de pacientes encaminhados para a Clínica de Dentística Restauradora do curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – (UNESC) de Criciúma – SC. Os pacientes foram submetidos a exame clínico por um professor da disciplina e especialista em dentística. Para identificar as faces dentais hígidas e afetadas pela cárie, foi utilizada uma tabela de escores caracterizando de forma progressiva a área acometida pela lesão, sendo grau 0 para face dental livre de cárie e grau 5 para lesão cariosa envolvendo a dentina. As radiografias interproximais digitais foram avaliadas por um especialista em radiologia odontológica, seguindo o mesmo padrão de escores. Foram avaliados o coeficiente kappa, a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo, e acurácia, além da média e do intervalo de confiança de 95%. Resultados: A especificidade foi de 85,4% (IC 95%: 80,9%-89,9%), a sensibilidade de 53,3% (IC 95%: 28,1%-78,6%), acurácia de 83,5% (IC 95%:80,9%-89,9%), valor preditivo positivo de 19,0% (IC 95%:7,2%-30,9%) e valor preditivo negativo de 96,6% (IC 95%:94,1%-99,1%). O coeficiente de concordância Kappa foi de 0,21 (IC 95%:-0,01-0,43) entre o escore clínico e o radiográfico foi razoável de acordo com a classificação de Altman. Os resultados obtidos pelo exame radiográfico digital mostraram maior sensibilidade quanto aos diagnósticos de lesão cariosa, houve incremento em todos os escores utilizados como parâmetro, sendo que o exame clínico apresentou maior especificidade utilizando o mesmo 3 padrão de escore na avaliação. Conclusão: O exame clínico favorece o diagnóstico de cárie em faces oclusais a medida em que o exame radiográfico se destaca para faces proximais, devendo então ser considerada a associação de ambos os métodos de diagnóstico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4533
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdfTCC6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.