Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4525
Título: Condições e necessidades de próteses dentária em idosos institucionalizados em um asilo público da cidade de Criciúma (SC) Brasil
Autor(es): Ribeiro Neto, Julio Gustavo
Orientador(es): Trauth, Keico Graciela Sano
Palavras-chave: Saúde bucal - Idosos
Saúde do idoso institucionalizado
Prótese dentária
Citação: Por se tratar de um artigo submetido a um periódico científico que exige exclusividade na publicação, o texto completo estará disponível somente na secretaria do Curso de Odontologia. Contatos: e-mail odontologia@unesc.net | Fone (48) 3431 2796
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução: A vivência com outros idosos precisa de um tempo de adaptação, assim, para o idoso, costuma ser um desafio se manter institucionalizado. Muitos deles perdem o contato com os amigos e familiares, e por consequência disso, passam a ter um sentimento de abandono, contribuindo na deterioração da saúde geral do paciente, com implicação direta na cavidade bucal. Objetivo: Verificar a situação das próteses e necessidades de reabilitação bucal dos idosos institucionalizados no Asilo São Vicente de Paulo da cidade de Criciúma, SC, Brasil, por meio de exames clínicos. Método: Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 38 idosos, com idades entre 58 e 91 anos, de ambos os sexos. Os idosos aptos responderam a um questionário médico-odontológico, desenvolvido pelos autores da pesquisa, com questões relacionadas à saúde geral e bucal do idoso além das relacionadas às próteses odontológicas. Foi realizado exame clínico intra oral por apenas um examinador em regime cego Resultados: A prevalência de edentulismo total foi maior no sexo feminino (65,4%). A higiene bucal é realizada por 60,9% dos idosos, e 30,4% realizam a higienização dos dentes, da prótese ou da boca três vezes ou mais por dia. Conclusão: O elevado grau de edentulismo revela a falta de atenção destinada à população idosa. A prevalência de edentulismo foi maior no sexo feminino (65,4%).
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4525
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdfTCC6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.