Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4497
Título: Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental de consultório e clareamento dental caseiro supervisionado em dentes vitais: uma revisão de literatura
Autor(es): Barbosa, Deise Cardoso
De’Stefani, Thaise Panatta
Orientador(es): D’Altoé, Luiz Fernando
Palavras-chave: Clareamento de dentes
Peróxido de carbamida
Peróxido de hidrogênio
Citação: BARBOSA, Deise Cardoso et al. Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental de consultório e clareamento dental caseiro supervisionado em dentes vitais: uma revisão de literatura. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo, São Paulo, v. 27, n. 3, p. 244-252, set./dez. 2015. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro-dezembro-2015/Odonto_03_2015_244-252.pdf>.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a valorização da estética dentária, aliada à atual filosofia conservadora da odontologia, as técnicas de clareamento apresentaram uma evolução clínica considerável. A alteração de cor dental vem sendo um dos problemas estéticos mais procurados pelos pacientes no consultório odontológico. O emprego das técnicas clareadoras caseira e em consultório, quando corretamente executadas, possibilitam resultados estéticos satisfatórios. O objetivo deste estudo foi apresentar as técnicas de clareamento dental (caseiro e consultório), por meio de uma revisão narrativa de literatura. Realizou-se uma discussão dos principais procedimentos adotados, comparando os efeitos a curto e longo prazo, vantagens, desvantagens e efeitos colaterais. Nesses tratamentos, os principais agentes clareadores utilizados são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Disponíveis em diversas concentrações, são responsáveis por promover resultados satisfatórios no branqueamento dos dentes, cabendo ao cirurgião dentista efetuar uma análise do perfil do paciente, com vistas à escolha da melhor alternativa de tratamento. Mediante revisão apresentada, ambos os tratamentos foram semelhantes. No entanto, algumas peculiaridades devem ser observadas, para pacientes com sensibilidade dental, o mais indicado é o clareamento caseiro, em pacientes com retração gengival, o mais indicado é o de consultório.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4497
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdf6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.