Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4495
Título: Estudo do uso e eficácia de substâncias para redução de sensibilidade durante o tratamento clareador caseiro
Autor(es): Possamai, Camila Fontanella
Orientador(es): D’Altoé, Luiz Fernando
Palavras-chave: Clareadores dentários
Dessensibilizantes dentinários
Sensibilidade da Dentina
Citação: POSSAMAI, Camila Fontanella et al. Estudo do uso e eficácia de substâncias para redução de sensibilidade durante o tratamento clareador caseiro. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 30-36, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/janeiro-abril_2016/Odonto_01_2016_30-36.pdf>.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A sensibilidade nos dentes é o principal sintoma apresentado durante o tratamento clareador, é desagradável e de curto prazo, porém intenso e se manifesta quando há exposição de parte do dente a fatores como frio e calor não associados a qualquer tipo de doença ou má formação, assim, este trabalho tem como objetivo descrever os variados métodos e produtos dessensibilizantes utilizados durante o tratamento clareador caseiro relatados nos bancos de dados da literatura científica, entre as quais Scielo, Pubmed, Google Acadêmico, no período de 1989 a 2015. O método de estudo foi a pesquisa descritiva e exploratória, por meio de uma revisão de literatura narrativa, com análise qualitativa dos achados. Há diversas formas de dessensibilização dos dentes afetados, como o uso de antiinflamatórios, substâncias dessensibilizantes como o Gluma®, arginina, nitrato de potássio, nano-hidroxiapatita, caseína, flúor tópico, entre outros. O uso de LED e LASER para o clareamento, a concentração dos géis clareadores e até mesmo a forma de escovação dentária podem interferir na sensibilidade. Os métodos de tratamento citados na literatura parecem efetivos. Diante das possibilidades de tratamento e das influências dos diversos fatores para o aparecimento da sensibilidade, mais ensaios clínicos randomizados e controlados são necessários para que revisões sistemáticas desses trabalhos possam mensurar o nível de resolução da sensibilidade e confirmar a eficiência dos produtos disponíveis com alto nível de evidência científica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4495
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdf6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.