Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4458
Título: Plano de recuperação judicial sob o aspecto procedimental: um estudo numa construtora do Extremo Sul Catarinense
Autor(es): Donadel, Tais Pavei
Orientador(es): Lopes, Júlio César
Palavras-chave: Recuperação judicial
Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a crise internacional e brasileira, as empresas têm buscado cada vez mais o auxílio da legislação e do judiciário para superar as dificuldades econômicas e financeiras. Assim, a Lei 11.101/2005 tem objetivo de amparar as organizações para que haja uma chance de recuperação. Diante disso, a recuperação judicial está diretamente ligada à necessidade que as empresas têm de não se tornarem insolventes. A lei tem o objetivo de dar suporte aos empreendimentos, auxiliando-os na manutenção da fonte produtora, preservação da instituição e da função social e dos interesses dos credores. Com isso, a Lei serve com uma ferramenta importante que deverá atuar no dia-dia da empresa. Para tanto, o objetivo desse estudo consiste em descrever como o plano de recuperação judicial tem sido realizado sob o enfoque procedimental em uma empresa do extremo sul catarinense. Para atingir esse objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, documental e bibliográfica. Efetuou-se um estudo de caso em uma empresa do ramo de construção civil situada na cidade de Içara - SC, no intuito de descrever e averiguar a realidade da empresa. Fez-se o uso de pesquisa documental, para verificar como a empresa está passando por esse processo. Foi feito uma entrevista com administrador judicial para identificar o andamento do desempenho da empresa no processo da recuperação judicial. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa. As contribuições deste estudo estão ligadas ao aperfeiçoamento dos conhecimentos do assunto proposto, demonstrando de forma clara e objetiva aos gestores, as organizações e à sociedade em geral, a contribuição que a recuperação judicial fornece as entidades. Com base nos resultados obtidos percebe-se que a Lei, com suas funções e ferramentas são essenciais e vantajosas para as organizações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4458
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tais Pavei Donadel.pdfTCC734,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.