Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4435
Título: Uma abordagem geral sobre o eSocial: um estudo com empregadores do setor metal-mecânico do distrito de Caravággio – município de Nova Veneza – SC
Autor(es): Warmling, Poliana Dondossola
Orientador(es): Ramos, Adilson Pagani
Palavras-chave: eSocial
Escrituração fiscal digital social
Sistema público de escrituração digital
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Diante da modernização dos sistemas da informação o governo está implantando um processo de escrituração fiscal digital, chamado SPED, onde visa facilitar e simplificar a coleta das informações das instituições. Dentre todos os projetos que fazem parte do SPED pode-se dizer que o mais atual é a escrituração fiscal digital social – eSocial. O eSocial tratará dos dados relacionados as informações trabalhistas e previdenciárias das instituições a fim de unificar os dados para os órgãos públicos, tais como: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil. Com a nova obrigação o governo pretende substituir alguns informativos já existentes como: GFIP, RAIS, CAGED, DIRF, entre outras. Frente a essa inovação o intuito deste trabalho é realizar uma abordagem geral sobre o eSocial demonstrando a opinião dos empregadores do setor metal-mecânico do distrito de Caravággio localizado no município de Nova Veneza - SC. Para realização do trabalho foram utilizadas pesquisas sobre sistemas de informação, legislação, informações trabalhistas e alguns dados do município onde a pesquisa foi desenvolvida. Como se trata de uma metodologia descritiva e exploratória o diagnóstico desta pesquisa foi realizado por meio de um questionário, a fim de buscar informações e dados para análise da opinião dos empregadores frente a mudança do eSocial. Com os dados obtidos com o questionário foi possível constatar como os empregadores estão se preparando e quais são as dúvidas para adequação ao novo informativo.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4435
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poliana Dondossola Warmling.pdfTCC604,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.