Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4417
Título: Hipertrofia massetérica e temporal bilateral: tratamento com toxina botulínica tipo A – relato de caso
Autor(es): Santos, Paula Sparremberger dos
Orientador(es): Azambuja, Fabiano Goulart
Palavras-chave: Músculo masseter
Músculo temporal
Hipertrofia
Cefaléia do tipo tensional
Toxina Botulínica Tipo A
Citação: Por se tratar de um artigo submetido a um periódico científico que exige exclusividade na publicação, o texto completo estará disponível somente na secretaria do Curso de Odontologia. Contatos: e-mail odontologia@unesc.net | Fone (48) 3431 2796
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A hipertrofia dos músculos masseter e temporal é uma condição benigna de etiologia não definida que pode ser uni ou bilateral e afeta de igual modo os dois gêneros. Duas modalidades de tratamento podem ser propostas, a intervenção cirúrgica e o tratamento conservador, onde se inclui o uso da toxina botulínica. A seguir relatamos o caso de uma paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, padrão cefálico mesocefálico e diagnosticado clinicamente com hipertrofia massetérica e temporal bilateral, tratada com toxina Botulínica Tipo A. Mediante tratamento realizado, as aplicações tiveram uma resposta satisfatória em até 2 meses de acompanhamento tendo como resultado a significativa redução da largura da face inferior e proeminência do temporal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4417
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdfTCC6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.