Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4373
Título: Plano de negócios de uma administradora de consórcios imobiliário: estudo de viabilidade para abertura na cidade de Criciúma
Autor(es): Mafioletti, Anderson
Orientador(es): Sorato, Kátia Aurora Dalla Líbera
Palavras-chave: Plano de negócios
Planejamento financeiro
Estudos de viabilidade
Mercado imobiliário
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O plano de negócios é um documento importante para qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, pois mostrará no papel, por um determinado período, os rumos da empresa e o planejamento para com o dinheiro investido, além de estratégias pré-definidas. Sua elaboração é fundamental, uma vez que um número significativo de empreendimentos fecha suas portas ainda nos primeiros anos de existência e na maioria dos casos, por falta de um bom planejamento inicial. Poderá ser montado antes ou até mesmo durante a operação de uma organização e deve ser elaborado de modo que seja o mais realista possível, pois números e planejamentos exorbitantes só tendem a criar falsas expectativas aos investidores. No caso das administradoras de consórcio, o plano de negócios se torna obrigatório, tendo em vista que é um dos requisitos para que seja aprovada sua autorização pelo Banco Central do Brasil. Com isso, este estudo teve o objetivo de analisar a viabilidade de abertura de uma empresa de administração de consórcio na cidade de Criciúma, mostrando as projeções de vendas e rentabilidade do negócio. Esta pesquisa caracteriza-se no que tange a abordagem do problema como qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos como descritiva e em relação as estratégias, aplicou-se o estudo de caso e levantamento. Com o estudo, apresentou-se estratégias para o novo empreendimento, elencando-se missão, visão, princípios, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, entre outros. Com a pesquisa mercadológica, foi possível identificar que entre os 175 entrevistados, 68% não conhece uma empresa administradora de consórcios imobiliário, mas 38,8% afirmaram que adeririam a uma cota de um grupo de consórcio, que 53,1% pretendem adquirir um imóvel via financiamento bancário, entre outros fatores significativos para a análise do mercado. No plano financeiro verificou-se a viabilidade financeira do negócio, onde se apresentou o investimento inicial que é de R$ 1.000.000,00; projeções de gastos e receitas; apresentando-se demonstrações contábeis como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício. Finalizou-se que a aplicação de ferramentas de análise financeira, como valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e prazo de retorno de investimento – payback. Conclui-se com o estudo que o novo empreendimento é viável e que a realização do plano de negócios é fundamental para nortear a decisão de abertura ou não do negócio.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4373
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Mafioletti..pdfTCC1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.