Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4347
Título: A trajetória socioeconômica e política do municipío de Imaruí-SC e o processo de migração nas últimas décadas
Autor(es): Pereira, Leonel Luiz
Orientador(es): Estevam, Dimas de Oliveira
Co-orientador: Zanelatto, João Henrique
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico – Imaruí (SC)
Imaruí (SC) – Aspectos econômicos
Política econômica – Imaruí (SC)
Indicadores sociais – Imaruí (SC)
Migração – Imaruí (SC)
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação de Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: O estudo teve como propósito investigar a trajetória socioeconômica do município de Imaruí, situado no sul de Santa Catarina. Colonizado a partir do ano de 1833, conquistou sua emancipação político administrativa no ano de 1890. A influência política e administrativa esteve fortemente ligada à família Bittencourt por aproximadamente 70 anos, iniciando em 1891, quando Jerônimo Luiz de Bittencurt tornou-se intendente. A economia do município está vinculada à agropecuária e à pesca. Para compreender a trajetória foram apresentadas as discussões teóricas que diferenciam crescimento e desenvolvimento e as que discutem os aspectos do desenvolvimento rural. O objetivo geral do estudo consiste em descrever a trajetória socioeconômica e política do município e o processo de migração nas últimas décadas. A metodologia utilizada para atingir o objetivo proposto caracteriza-se como exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de estudo bibliográfico e levantamentos estatísticos disponíveis em alguns bancos de dados como: IBGE, Amurel, Atlas do Desenvolvimento Humano, e, adotou-se o método histórico como procedimento, pois se trata de descrever o passado, compreender o presente e refletir o futuro. Desta forma, foi possível conhecer a história e origem da formação do município, em seus aspectos, econômicos, sociais e políticos, para entender a dinâmica atual, possibilitando discussões sobre alternativas para seu futuro para tal foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontaram: o domínio político, o desentusiasmo pela agricultura, os problemas ambientais e a captura descontrolada da pesca, como fatores relevantes que influenciaram na trajetória socioeconômica do município. Associado a estes está o desinteresse pela organização político-social. Contudo, o município ainda apresenta fatores sociais positivos, como a melhora dos indicadores de longevidade, mortalidade e alfabetização, apesar de constar como pior IDHM da região da AMUREL.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4347
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonel Luiz Pereira.pdfDissertação2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.