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http://repositorio.unesc.net/handle/1/4340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cabral, Gladir da Silva | - |
dc.contributor.author | Candiotto, Viviane | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T12:01:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-11T12:01:21Z | - |
dc.date.created | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/4340 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Falar da construção identitária de professores de dança, para compreender como o movimento, a memória e o corpo se articulam nas narrativas de três artistas educadores de dança clássica, a fim de problematizar o processo de construção identitária dos professores de balé, exige o desafio de articular conceitos de áreas diversas do conhecimento. Apresento aqui uma investigação sobre a experiência de três educadores de dança clássica no Brasil e suas implicações para o entendimento de corpo, memória e movimento. A intenção da pesquisa é compreender como esses três elementos se articulam nas narrativas de três artistas educadores de dança clássica, objetivando problematizar o processo de construção identitária dos professores de balé no Brasil. Sendo assim, busquei situar historicamente a dança clássica no Brasil e desenvolver um estudo teórico que permita compreender e aplicar o conceito de corpo, memória e dança que, no caso, é também movimento, dialogando com os teóricos dos estudos culturais sobre os processos de construção da identidade dos artistas da dança. Para isso, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, aplicando entrevistas com roteiro semiestruturado e revisão bibliográfica conceitual para análise dos relatos de vida. Os professores entrevistados foram Maria Cristina Flores Fragoso, Ricardo Zanchi Sheir e Neyde Celesti Rossi Redorat. A partir da análise de entrevistas, sem pretensão de respostas finais, mas que possibilitem percepções e reflexões, foi possível perceber que falar em dança é falar de quem dança, das pessoas da dança. Em que pesem as heranças culturais e artísticas dos sujeitos envolvidos, a linguagem da dança funciona como instrumento para unir os artistas bailarinos e professores de dança em torno de um saber fazer o corpo dançar. A própria dança é uma forma de comunicação que vai além dos limites da palavra. Bailarinos são pessoas que traduzem seus gestos e sentimentos em movimentos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professores de dança | pt_BR |
dc.subject | Dança – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Movimento na dança | pt_BR |
dc.subject | Expressão corporal | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade artística | pt_BR |
dc.title | A construção identitária dos professores de dança clássica: um estudo sobre três artistas educadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Viviane Candiotto.pdf | Dissertação | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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