Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4250
Título: Estabilização de um solo arenoso com dois tipos de cinza da casca de arroz
Autor(es): Niero, Marilene Bristot
Orientador(es): Arns, Pedro
Palavras-chave: Estabilização dos solos
Cinza da casca de arroz
Pavimentação
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O objetivo principal do presente trabalho é realizar uma abordagem da estabilização de um solo natural com dois tipos da cinza da casca de arroz (CCA), para a utilização na pavimentação. Sendo a região da Associação dos Municípios do Vale do Araranguá (AMESC), o maior produtor de beneficiamento de arroz do estado de Santa Catarina, consequentemente gera a maior quantidade do resíduo CCA. Dessa fórmula buscou-se, através da mistura de percentuais das mesmas com o solo natural, visando o melhoramento do mesmo quanto a sua resistência e expansão. Assim realizaram-se misturas nos percentuais de 5% branca e 10% preta, 10% branca e 5% preta e 10% branca e preta. Essas três primeiras misturas foram executadas obedecendo-se as normas de ensaios, enquanto que os dois últimos não seguiram as recomendações e normas. Verificou-se que houve um aumento do Califórnia Bearing Ratio (CBR) e menor expansão em todos os percentuais de CCA utilizados na mistura com o solo A2-4, utilizado no presente estudo. Quando os corpos de prova ficam curando pelo período de 7 dias expostos ao tempo, utilizando-se os dois tipos de CCAS, há um incremento significativo quando os mesmo ficam imersos. Observa-se, ainda, que ao misturar-se somente uma das cinzas, o aumento na resistência do CBR é muito superior, podendo ser utilizado como base de um pavimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4250
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilene Bristot Niero.pdfTCC738,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.