Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4137
Título: Diagnóstico socioambiental participativo no contexto do ecodesenvolvimento territorial: estudo de caso na comunidade de Barrado Torneiro, Jaguaruna, Santa Catarina.
Autor(es): Munari, Amanda Bellettini
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Unidades de conservação
Ecodesenvolvimento
Desenvolvimento econômico – Aspectos ambientais
Gestão de recursos hídricos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental, no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A zona costeira brasileira tem enfrentado, nos últimos anos, um constante processo de degradação ambiental por ameaça da ocupação urbana desordenada e de atividades antrópicas sem planejamento sobre os ecossistemas naturais, e por sua capacidade restrita de englobar os impactos gerados por estas atividades. A importância da gestão pública participativa, através de instrumentos como a educação ambiental constituída de um processo de preocupação com o futuro da sociedade, das crianças e sua qualidade de vida futura. Que busca despertar a preocupação individual e coletiva para alternativas de melhoramento, estimulando a formação de grupos para trabalharem as questões ambientais e sociais. O principal objetivo desta pesquisa foi de elaborar um diagnóstico socioambiental com os moradores da localidade de Barra do Torneiro, Jaguaruna, para a construção de instrumentos de gestão pública ambiental, aplicada na interface entre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e o estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga de maneira integrada e participativa na busca de políticas públicas para a recuperação e conservação do meio ambiente em estudo. Os resultados do trabalho, através da observação participante, foram de que há falta de informação da comunidade local, bem como falta de conhecimento dos pescadores. Fato este que contribuiu para a geração de conflitos entre a comunidade e universidade e APA da Balei Franca, através de empresas privadas que tentaram se locar na comunidade, contribuindo para a sua degradação ambiental, levando a população pesqueira a ter uma imagem distorcida do papel da universidade e da APA na comunidade, pela ausência de políticas públicas ambientais informativas para o desenvolvimento do município e falta de participação da comunidade nas tomadas de decisão.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4137
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA BELLETTINI MUNARI.pdfTCC657,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.