Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4133
Título: Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos químicos para o laboratório de controle de qualidade de uma indústria produtora de silicato de sódio
Autor(es): Rabello, Marina Brino
Orientador(es): Alexandre, Nadja Zim
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos químicos
Controle de qualidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O gerenciamento de resíduos químicos tem como objetivo, assegurar que todos os materiais residuais gerados por uma atividade produtiva, sejam manejados de forma adequada e segura, desde a sua geração até sua disposição final. A área de estudo do presente trabalho, limita-se ao Laboratório de Controle de Qualidade de uma indústria produtora de silicato de sódio, onde o gerenciamento de seus resíduos químicos é inexistente. Como forma de propor um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Químicos – PGRQ para o setor da empresa, foi preciso realizar um diagnóstico detalhado sobre as atividades, e com base nos dados obtidos, desenvolver as linhas de trabalho da proposta. No diagnóstico, foi possível observar a existência de duas vertentes, no que diz respeito a geração de resíduos, sendo a primeira referente as atividades rotineiras do Laboratório (análises da relação SiO2:Na2O para os silicatos líquidos, e determinação da % de sódio para a matéria-prima carbonato de sódio) e a segunda, às atividades não rotineiras (análises rejeitadas na formulação de novos aditivos e produtos para o ramo cerâmico), feitas conforme solicitação do setor de Desenvolvimento da empresa. As etapas apresentadas na metodologia foram aplicadas separada ou concomitantemente à estas duas vertentes. Para a primeira, decidiu-se seguir a linha de reaproveitamento, onde análises de pH, cálcio, sólidos dissolvidos totais, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos totais e sólidos totais foram realizadas para analisar a viabilidade de reuso no processo produtivo. De forma prática, foram aplicados testes de simulação da “panela de pressão”, onde amostras de silicato vítreo foram submetidas a dissolução, primeiramente em água tratada, e posteriormente em porcentagens de efluente composto, gerando duas amostras para comparação final. Concluiu-se, com base nos resultados obtidos, que mesmo com 80% de efluente composto é possível dissolver o silicato vítreo e manter as condições de qualidade previstas para o produto pretendido, não necessitando de nenhum tratamento prévio para tal. Já os resíduos da segunda vertente seguiram a linha de segregação, acondicionamento, coleta e armazenamento interno, visto que sua geração é variada em grau de composição, quantidade e periodicidade, inviabilizando assim o seu reaproveitamento interno. Para o direcionamento adotado, sugeriram-se classes de segregação, embalagens adequadas para acondicionamento, local de armazenamento interno e fins de destinação final. De modo geral, a proposta contemplou as etapas de um gerenciamento de resíduos, seguindo os níveis hierárquicos de priorização e atingiu os objetivos definidos, indicando soluções aplicáveis técnica e economicamente para a área em estudo, de forma a envolver os funcionários da empresa à boas práticas e novos hábitos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4133
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Brino Rabello.pdfTCC3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.