Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4128
Título: Caracterização de rejeito do beneficiamento de fluorita depositado em barragem de decantação na localidade de Segunda Linha Torrens, Morro da Fumaça, Sul de Santa Catarina
Autor(es): Pereira, Gabriel Bressan
Orientador(es): Alexandre, Nadja Zim
Palavras-chave: Beneficiamento de fluorita
Rejeito da fluorita - Periculosidade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O setor mineral é o principal fornecedor de matéria prima para as indústrias de transformação. A demanda de matéria prima para a fabricação de produtos vem aumentando, assim, acarretando em uma exploração maior de jazidas, pondo em risco o meio ambiente. Este trabalho tem por objetivo o estudo da caracterização e classificação quanto à periculosidade do rejeito final da flotação de fluorita gerado na planta de beneficiamento de minério, na localidade de Segunda Linha Torres, município de Morro da Fumaça no sul de Santa Catarina. A classificação deste material se faz necessária para subsidiar as medidas a serem tomadas, visando à reabilitação da área. Na amostragem levou-se em conta a compartimentação da área de estudo em função da homogeneidade da paisagem, obtendo-se uma amostra composta por compartimento. Os procedimentos amostrais seguiram a NBR 10007:2004; e a classificação do rejeito do beneficiamento foi realizada em conformidade das diretrizes da NBR 10004:2004, selecionando-se os parâmetros mais condizentes com o tipo de material a ser investigado. Foram investigadas como características que confere periculosidade ao resíduo a corrosividade, reatividade e toxicidade. Não foram consideradas inflamabilidade e patogenicidade devido à peculariedades do material ensaiado. Os resultados demonstraram que o rejeito proveniente do beneficiamento de fluorita é classificado como não perigoso, Classe II-A, apresentando solubilidade em água. Entre os constituintes do rejeito, o fluoreto se solubiliza mais facilmente, sendo o responsável pela classificação de rejeito não inerte.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4128
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Bressan Pereiraxxx.pdfTCC1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.