Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4126
Título: Desenvolvimento de engobe de muratura a partir do resíduo de retífica de revestimentos cerâmicos
Autor(es): Camilo, Edvaldo Romagna
Orientador(es): Galatto, Sérgio Luciano
Palavras-chave: Reaproveitamento de resíduos de cerâmica
Engobe de muratura
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A indústria de revestimentos cerâmicos é grande geradora de resíduos, normalmente depositados em aterros, e seu reaproveitamento, do ponto de vista econômico e ambiental, são alternativas agradáveis ao empreendedor. O trabalho tem o objetivo de estudar a aplicação do resíduo sólido de porcelanato esmaltado da estação de tratamento de efluentes (ETE) do setor de retífica de uma cerâmica de revestimentos para formulação de um engobe de muratura. Ensaios laboratoriais e de caracterização química e mineralógica foram realizados em amostras do resíduo da ETE de retífica e no engobe de muratura. Foram desenvolvidas formulações utilizando resíduo da ETE, alumina, caulim e óxido de magnésio em diferentes percentuais mássicos. Os resultados obtidos, em escala laboratorial, indicam que a incorporação de até 20% do resíduo da ETE de retífica no engobe de muratura atende as características técnicas de dureza aparente e refratariedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4126
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edvaldo Romagna Camilo.pdfTCC876,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.