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Título: O universo feminino como dispositivo da arte contemporânea: a (re)programação dos objetos em diálogo com o conceito de instalação
Autor(es): Santos, Vanessa Masiero dos
Orientador(es): Feldhaus, Marcelo
Palavras-chave: Arte contemporânea
Identidade
Acessórios femininos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A pesquisa tem como principal objetivo reconhecer e refletir acerca dos diferentes objetos utilizados na cultura de massa, tendo como recorte acessórios do universo feminino, pensando na perspectiva de (re)programá-los para uma esfera artística contemporânea. O problema de pesquisa envolve a investigação de como os objetos utilizados em uma cultura de massa, em específico os que compõem o universo feminino, podem ser reprogramados para uma esfera artística contemporânea? Neste sentido, para alicerçar teoricamente o trabalho e trazê-lo para uma esfera de pesquisa científica, diálogo com autores como: Cauquelin (2005), Bourriaud (2009, Cocchiarale (2006), Coli (2004), Leite (2005), Cardoso (2010), Cattelani (2003), Hall(2006), fundamentando questões sobre arte, cultura, identidade e estabelecendo uma forte reflexão sobre a Arte Moderna e Contemporânea, mais especificamente o momento em que a arte começa a se inserir no cotidiano das pessoas, trazendo como enfoque o artista Marcel Duchamp e Piero Manzoni. Dentre tantos objetos do universo feminino aproprio-me das jóias, mais especificamente, os brincos, para reprogramá-los, propondo uma produção artística, instalação, que resulta esse trabalho de pesquisa em arte e sobre arte. Os conceitos que estão implícitos na produção visam refletir sobre como a escolha de objetos cotidianos podem materializar a formação de identidade da mulher perante a sociedade. Para auxiliar nesse processo foram retiradas fotos dos brincos das mulheres que circulam no centro de Criciúma/SC mantendo o anonimato e ressaltando a composição das imagens, formas, cores que mobilizaram a produção de minha criação. Contudo, como resultados dessa pesquisa, conclui-se que os objetos da cultura de massa auxiliam na materialização das identidades multifacetadas que formam os sujeitos. Outro fator importante é compreender que o cenário artístico da pós-produção em arte apropria-se dos objetos usuais, cotidianos e os reprograma para uma esfera de artística. O conceito, a significação e a substituição da funcionalidade são as características primordiais desse processo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/410
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