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http://repositorio.unesc.net/handle/1/410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Feldhaus, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Masiero dos | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-06-06T22:09:05Z | - |
dc.date.available | 2012-06-06T22:09:05Z | - |
dc.date.created | 2011-07 | - |
dc.date.issued | 2012-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/410 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como principal objetivo reconhecer e refletir acerca dos diferentes objetos utilizados na cultura de massa, tendo como recorte acessórios do universo feminino, pensando na perspectiva de (re)programá-los para uma esfera artística contemporânea. O problema de pesquisa envolve a investigação de como os objetos utilizados em uma cultura de massa, em específico os que compõem o universo feminino, podem ser reprogramados para uma esfera artística contemporânea? Neste sentido, para alicerçar teoricamente o trabalho e trazê-lo para uma esfera de pesquisa científica, diálogo com autores como: Cauquelin (2005), Bourriaud (2009, Cocchiarale (2006), Coli (2004), Leite (2005), Cardoso (2010), Cattelani (2003), Hall(2006), fundamentando questões sobre arte, cultura, identidade e estabelecendo uma forte reflexão sobre a Arte Moderna e Contemporânea, mais especificamente o momento em que a arte começa a se inserir no cotidiano das pessoas, trazendo como enfoque o artista Marcel Duchamp e Piero Manzoni. Dentre tantos objetos do universo feminino aproprio-me das jóias, mais especificamente, os brincos, para reprogramá-los, propondo uma produção artística, instalação, que resulta esse trabalho de pesquisa em arte e sobre arte. Os conceitos que estão implícitos na produção visam refletir sobre como a escolha de objetos cotidianos podem materializar a formação de identidade da mulher perante a sociedade. Para auxiliar nesse processo foram retiradas fotos dos brincos das mulheres que circulam no centro de Criciúma/SC mantendo o anonimato e ressaltando a composição das imagens, formas, cores que mobilizaram a produção de minha criação. Contudo, como resultados dessa pesquisa, conclui-se que os objetos da cultura de massa auxiliam na materialização das identidades multifacetadas que formam os sujeitos. Outro fator importante é compreender que o cenário artístico da pós-produção em arte apropria-se dos objetos usuais, cotidianos e os reprograma para uma esfera de artística. O conceito, a significação e a substituição da funcionalidade são as características primordiais desse processo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Acessórios femininos | pt_BR |
dc.title | O universo feminino como dispositivo da arte contemporânea: a (re)programação dos objetos em diálogo com o conceito de instalação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vanessa Maisero dos Santos.pdf | TCC | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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