Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4099
Título: A contribuição da certificação: acreditação hospitalar ONA no empoderamento e aprendizagem organizacional em um hospital privado do extremo sul catarinense
Autor(es): Pereira, Francieli Godois
Orientador(es): Lopes, Gisele Silveira Coelho
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Acreditação hospitalar
Empoderamento
Descrição: Monografia, apresentada para obtenção do grau de Bacharel em Administração com Linha de Formação Específica em Administração no Curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo tenciona conhecer a contribuição da certificação Acreditação Hospitalar ONA no empoderamento e aprendizagem organizacional de um hospital privado do extremo sul catarinense. A temática abordada neste trabalho busca evidenciar as principais mudanças que ocorreram no meio organizacional com a implantação da Acreditação Hospitalar, buscando conhecer os aspectos mais influentes no empoderamento e o nível de aprendizagem dos colaboradores envolvidos, bem como, as dificuldades e resultados que impactaram no processo da busca pelo conhecimento. A metodologia aplicada quanto aos fins de investigação foi de caráter descritivo e quanto aos meios foi de campo. Realizou-se entrevista com aplicação de um questionário semiestruturado junto à 15 colaboradores, sendo coordenadores de diversas áreas da instituição. Os resultados mostram que os colaboradores apresentam maior conhecimento e domínio nas atividades exercidas e maior segurança e autonomia nas tomadas de decisões. Foi notório que houve atropelamento no processo de busca pelo selo e isso resultou em dificuldades posteriores, ou seja, conquistaram a Acreditação de imediato, mas não foi dado a devida importância para algumas fases importantes do processo como a conscientização dos colaboradores, que não compreendiam qual o real significado e importância do selo de qualidade almejado, outra dificuldade que merece destaque é a mudança cultural, pois a mudança é lenta e ainda está em fase de maturação. Ainda assim, a instituição é consciente das carências e entende que o empoderamento é a emancipação do colaborador. Oferta e incentiva a educação continuada, impulsionando dessa forma, a busca constante de melhoria dos processos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4099
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELI GODOIS PEREIRA.pdfTCC1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.