Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4074
Título: Estabilização de um solo arenoso com cinza da casca de arroz e cal para utilização em camadas de pavimento
Autor(es): Bonfante, Marcelo
Orientador(es): Del Carpio, Joe Arnaldo Villena
Palavras-chave: Estabilização dos solos
Cinza da casca de arroz
Cal
Pavimentação
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC -como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A pesquisa relatada teve por objetivo analisar a viabilidade técnica de estabilizar-se um solo arenoso com cinza de casca de arroz (CCA) e cal. O solo arenoso utilizado apresenta baixo poder de suporte, sendo pouco adequado para camadas de sub-base e base de pavimento rodoviário. Duas combinações de teores de CCA residual do processo de parbolização do arroz e cal foram adotadas. Para efeito de comparação procurou-se manter constante o teor da CCA, e modificar o teor do agente estabilizante. Assim as combinações adotadas foram: Uma mistura de 80% de solo arenoso, 15% de CCA e 5% de cal, denominada de 15%CCA+5%Cal; e uma mistura de 75% de solo arenoso, 15% de CCA e 10% de cal denominada de 15%CCA+10%Cal. Conclui-se que o incremento do ISC do solo arenoso estudado é significativo. A causa do incremento se deve as reações pozolânicas entre a sílica amorfa da CCA e a cal que produzem melhoria na capacidade de suporte do solo estabilizado. A mistura 15%CCA+5%Cal na energia de compactação Proctor Normal, já tem um valor muito maior do que exigido em norma para base (ISC≥80%) e sub-base (ISC≥20%), e esta mistura poderia ser mais econômica, pois precisaria de menos cal para atingir o valor de ISC especificado por norma, em relação à mistura 15%CCA+10%Cal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4074
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Bonfante.pdfTCC832,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.