Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4050
Título: Avaliação qualitativa da dureza superficial do concreto dos pilares que compem a meso estrutura da ponte José Cavalcanti.
Autor(es): Medeiros, Ramom Martins de
Orientador(es): Silva, Bruno do Vale
Palavras-chave: Concreto armado
Pontes
Esclerometria
Carbonatação
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: O presente estudo de caso tem como foco a análise da dureza superficial e da profundidade de carbonatação do concreto dos pilares da ponte José Cavalcanti, localizada em Lauro Müller/SC, rota turística para a Serra do Rio do Rastro. Faz parte desse estudo também uma breve analise patológica visual, que teve como intuito uma avaliação qualitativa. O foco desse estudo são os ensaios, nos quais estão os não-destrutívos, que foi a esclerometria, e ensaios semi-destrutívos, que foi a medição da profundidade de carbonatação. Obteve-se valores de índices esclerométricos que se correlacionou com a profundidade de carbonatação e resistência à compressão do concreto. Concluiu-se uma diferença entre os pilares, principalmente nos valores de profundidade de carbonatação, sendo a média de 15,6mm e 7,8mm entre os pilares A e B, respectivamente. E já no ensaio esclerométrico obteve-se um resultado mais homogêneo, com uma estimativa da resistência à compressão (fc) de 8,9MPa e 9,9MPa nos pilares A e B, respectivamente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4050
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramom Martins de Medeiros.pdfTCC892,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.